Portugal defronta na sexta-feira a Bulgária, num jogo particular de preparação para a fase final do Euro2016 de futebol e que servirá para o selecionador Fernando Santos colocar alguns jogadores à prova.

No Estádio Municipal de Leiria, o destaque maior vai claro para Renato Sanches, médio de apenas 18 anos e que tem sido determinante no Benfica, que se prepara vestir pela primeira vez a camisola das 'quinas'.

Caso tenha oportunidade, o jogador 'encarnado' vai tentar convencer Fernando Santos e entrar na luta pelos eleitos para estar na fase final do Europeu, num setor em que já há vários candidatos.

Nas ausências de João Moutinho e Tiago, devido a lesão, também Adrien Silva, João Mário e André Gomes vão estar sob especial atenção do selecionador nacional.

Na defesa, com Fábio Coentrão lesionado, Raphael Guerreiro vai tentar mostrar-se no lugar de lateral-esquerdo, enquanto Rafa e Eder estão de regresso às opções ofensivas e poderão ser utilizados junto ao capitão Cristiano Ronaldo.

Naquele que será o primeiro embate com a Bulgária desde 1992, Portugal procura iniciar o ano com um triunfo, quando faltam pouco mais de dois meses para o arranque do Europeu de França.

Pela frente, a seleção nacional vai ter a atual 70.ª posicionada do 'ranking' FIFA e uma seleção que desapareceu da ribalta na última década, nunca mais tendo arranjado substitutos à altura para Balakov, Kostadinov, Stoichkov e, mais recentemente, Berbatov.

O avançado, que aos 35 anos atua no PAOK Salónica, ainda 'segurou' a equipa no final da última década, tornando-se no melhor marcador de sempre do seu país com 48 golos, mas, desde o seu abandono em 2009, a seleção búlgara foi ficando cada mais vez mais longe das grandes competições. A última foi o Euro2004.

Ivelin Popov, médio ofensivo do Spartak Moscovo, Manolev, defesa do Kuban, e Milanov, médio do CSKA Moscovo, todos jogadores que atuam no campeonato russo, são os nomes mais sonantes de uma seleção que nem ficou perto do apuramento para o Euro2016.

A Bulgária acabou como a quarta classificada do grupo H de apuramento, com 11 pontos, atrás de Itália e Croácia, que vão estar na fase final, e da Noruega, que foi ao 'play-off', mas ficou pelo caminho.

O Portugal-Bulgária está agendado para as 20:45, no Estádio Municipal de Leiria.