Portugal demonstrou esta sexta-feira no Municipal de Leiria que terá que trabalhar, e muito, se quer fazer boa figura no Europeu de 2016 em França. Tem oportunidade de se redimir da derrota frente à Bulgária, já na próxima terça-feira frente à Bélgica.

Partida particular ou não, a seleção das quinas tinha mais que obrigação de rubricar exibição convincente perante o seu público. Na realidade a seleção até começou bem e com vontade de chegar rapidamente à vantagem. Nos primeiros 15 minutos, dispôs de várias oportunidades para marcar, mas a partir daí a Bulgária equilibrou, embora concedendo sempre o domínio territorial à equipas das quinas.

A desconcentração portuguesa ficou bem patente no golo de Marcelinho. Porque sim, a seleção portuguesa falhou ofensivamente, mas o mais preocupante é que defensivamente também.

Com Nani e Ronaldo na frente de ataque, a equipa ficou órfã de ponta de lança fixo, mesmo assim ainda criou muitas situações de perigo, mas no capítulo da finalização falhou rendondamente.

Ineficácia


Nem de grande penalidade Portugal lá foi. Com muitas oportunidades claras de golo, a seleção dispôs de um castigo máximo, mas nem nessa soberana ocasião, a seleção conseguiu abanar as redes adversárias. Cristiano Ronaldo falhou na hora H.

Como jogou Portugal


Em 4-4-2, com o trio leonino no meio campo (William Carvalho, Adrien e João Mário) e Rafa a jogar mais adiantado. Nani e Ronaldo ficaram com as despesas do ataque. Para os minutos finais, Fernando Santos ainda lançou Éder, mas sem os resultados desejados.

Homem do jogo


Stoyanov


Defendeu tudo o que havia para defender. Nani e Cristiano Ronaldo ainda devem estar a tentar perceber como conseguiram falhar tantos golos, mas o mérito pertence sem sombra de dúvidas ao guardião do Ludogorets. Aos 67 minutos, defendeu grande penalidade apontada por Cristiano Ronaldo.

Análise individual


Marcelinho


Estreia de sonho para o jogador de 31 anos na seleção búlgara. Marcelinho (nascido no Brasil) teve alguma sorte no lance do golo, mas não se lhe pode tirar mérito, porque não deu a bola como perdida.

Rafa


Enquanto teve pilhas emprestou técnica ao ataque da equipa portuguesa. Até podia ter feito o gosto ao pé, num lance em que trabalhou bem, mas depois rematou algo frouxo.

Renato Sanches


Fez a sua estreia com a seleção principal portuguesa, entrando no segundo tempo depois de enorme ovação. Sentiu a pressão do momento e falhou demasiados passes.

Ronaldo


Vontade não lhe faltou, mas não esteve em noite inspirada. Esteve com o pé quente na transformação de livres, mas faltou-lhe eficácia, até no momento em que apontou a grande penalidade.