O Presidente da República afirmou hoje que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem "um quinhão importante de Portugal nas mãos" e deixou o desejo de que a Cidade do Futebol ajude ao "reencontro nacional".

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava durante a cerimónia de inauguração da Cidade do Futebol, lembrou as dificuldades por que os portugueses têm passado, esperando que o novo complexo de treino das seleções sirva para alavancar o sucesso das mesmas.

O Presidente da República dirigiu-se diretamente ao presidente da FPF, Fernando Gomes, frisando que aquela entidade "tem um quinhão importante de Portugal nas mãos".

"Esta Cidade do Futebol engloba desde os que se iniciam até aos mais consagrados e será aceite e apoiada se contribuir para cultivar valores. Portugal merece acreditar mais em si próprio. Que esta Cidade do Futebol seja um passo inquestionável para esse reencontro nacional", disse, após ter visitado as instalações do centro de treino.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a "pertinência" de Fernando Gomes, por ter conseguido "concretizar um sonho e uma promessa", e destacou a "dimensão simbólica que as seleções nacionais assumiram" nos últimos anos.

Por seu lado, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi o responsável pela mensagem do governo português, uma vez que o primeiro-ministro, António Costa, não pôde comparecer devido a uma gripe.

O governante enalteceu o "centro de excelência", que servirá para "promover o talento nacional".

"Estamos a menos de três meses do arranque do Europeu e a seleção ganhou um espaço ideal para a preparação. É uma obra há muito desejada e será uma contribuição para o crescimento das seleções nacionais. Quero destacar o contributo que a FPF tem dado para a formação e aos jovens que tanto prestigiam o nosso país e a marca Portugal", salientou.