João Moutinho é um dos jogadores mais experientes nos eleitos de Fernando Santos para a Seleção que vai disputar o Euro2016. No entanto, o médio do Mónaco descarta estar em vantagem na luta por um lugar pela titularidade face ao trio que brilhou esta época no Sporting: Adrien, João Mário e William Carvalho, cujas rotinas podem ajudar a equipa das quinas.

"Não podemos olhar para estatutos. É bom para eles e para a Seleção conhecerem-se um pouco melhor, mas isso é num clube e estamos na Seleção. Não é isso que vai fazer alterar ou não. Estamos aqui para dar o nosso melhor, para trabalhar. Se for eu, vou dar o meu máximo. Se for outro, vou apoiar. Vou tentar ajudar da melhor forma que sei", declarou o jogador, em conferência de imprensa realizada esta manhã na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Ao contrário dos últimos anos, João Moutinho viveu uma época marcada por vários problemas físicos, mas o médio de 29 anos garante chegar em boa forma ao Euro2016. "Chego bem, claro que todos nós chegamos minimamente bem e vamos tentar melhorar a condição física. Mesmo alguma dor que tenhamos, vamos tentar melhorar e estar a 100 por cento para o Europeu. Eu não fujo à regra, tenho uma dorzinha ou outra... Quanto à questão de ser titular, sinto-me mais um jogador para ajudar o grupo. Estarei cá para ajudar dentro e fora de campo", ressalvou.

O problema das lesões foi enfatizado pelo médio, que desta feita não terá a companhia na comitiva de vários colegas devido a lesão: Tiago, Fábio Coentrão ou Danny. "São situações que acontecem. Infelizmente veem-se muitos jogadores fora do Europeu devido a lesão. Pensei em recuperar para ajudar o meu clube, e claro que queria estar bem para ser um dos selecionados do selecionador. Trabalhei ainda para ajudar o meu clube, o que ainda consegui", frisou.

Sobre a concorrência elevada no meio-campo, João Moutinho explicou que tal é uma constante em todos os setores da equipa: "O setor intermédio é forte, como todos os outros setores. Acho que temos uma equipa equilibrada. Temos um grupo forte, unido e com qualidade e agora temos de trabalha-lo e trabalhar as ideias do mister. Foi isso que começámos desde ontem a praticar e assimilar".

Entre os 23 eleitos, os jovens Renato Sanches e João Mário protagonizaram autênticas épocas de afirmação e que lhes valeram um lugar na comitiva para o Euro2016, tendo o veterano internacional luso salientado a "evolução extraordinária" de ambos. "São dois jogadores que vão estar aqui para nos ajudar a atingir um objetivo que traçámos. Se aqui estão é porque são bons", rematou.

A seleção de Portugal cumpre esta terça-feira o segundo dia de trabalhos no estágio de preparação para o Euro2016, na Cidade do Futebol, num dia marcado por dois treinos e pela integração do guarda-redes Anthony Lopes, elevando assim para 15 os atletas à disposição do selecionador Fernando Santos.