Os principais patrocinadores da Seleção Portuguesa de Futebol poderão ganhar uma fortuna caso a turma das quinas seja campeão europeu. De acordo com um estudo da Cision, empresa que fornece serviços para planeamento, contacto, monitorização e análise dos media, o retorno mediático dos patrocinadores principais da Seleção Nacional possa chegar os 117 milhões de euros.

De acordo com a previsão, a Sagres, Meo, Galp, Novo Banco, Continente, Jogos Santa Casa, Nike, Hertz e Samsung, principais patrocinadores da Seleção, podem ter ganhos significativos caso Ronaldo e companhia consigam o tão desejado título europeu em França.

A estimativa avança que os patrocinadores da Seleção têm garantido, à partida, um retorno de 78 milhões de euros, um valor gerado desde a convocatória do selecionador Fernando Santos até ao final da fase de grupos. Uma presença nos oitavos-de-final renderá 85 milhões de euros. Os "quartos" dão 92 milhões e as "meias" garantem retorno de 101 milhões de euros. Uma possível vitória da final dá um retorno de 117 milhões de euros aos principais patrocinadores.

Em termos de comparação, o último Europeu de Futebol, onde Portugal foi afastado nas meias-finais pela Espanha, os principais patrocinadores tiveram um retorno de 98,5 milhões de euros.

Como metodologia de avaliação do retorno mediático, a Cision quantifica o tempo ou o espaço de exposição que as marcas têm na comunicação social, em espaço editorial. A exposição é avaliada com base no custo das tabelas publicitárias de cada meio, ou seja, fazendo a equivalência ao que as marcas teriam que pagar para ter a mesma exposição através de inserções publicitárias nesses meios.

A estreia de Portugal no Euro2016 está marcada para o dia 14 de junho, frente a Islândia.