Fernando Santos reconheceu esta noite, em entrevista ao Porto Canal, que a seleção nacional "tem a obrigação" de superar a fase de grupos no Euro2016, na qual irá medir forças com a Islândia, a Áustria e a Hungria.

"A Islândia já no Mundial foi aos play-off, é muito bem organizada estrategicamente, escola nórdica, treinador sueco, conceito interiorizado, bons jogadores, equipa pragmática, muitos jogam em Inglaterra, é preciso ter atenção. Na Áustria, Alaba e outros trouxeram muita qualidade. A Hungria é caso diferente, escola conhecido. Vai ser um grupo muito aberto, Portugal tem obrigação de passar, acho que sim", afirmou o selecionador nacional.

Questionado sobre a mensagem de ambição que tem passado para os jogadores em relação ao torneio, o técnico mantém o sonho de ganhar, mas com os pés bem assentes na terra.

"Eu quero ser campeão e a equipa tem condições para pensar assim. O primeiro objetivo é passar fase de grupos, correu bem, agora é a parte seguinte. Temos de passar a fase de grupos e depois passar jogo a jogo. Eles acreditam que podem ser campeões da Europa. Favoritos não somos, já disse que não, esses é França, tremenda, Alemanha e Espanha, depois há um conjunto que tem como objetivo ganhar, como Portugal. Se tivermos a presunção que vamos ganhar e somos os melhores, não ganhamos e temos um dissabor grande. Mas eles sabem o que tem que fazer para alcançar o objetivo. Se fizermos bem e tivermos sorte, temos condições para lutar pelos objetivos", salientou.