A seleção portuguesa de futebol de sub-20 terminou este domingo a 44.ª edição do Torneio Internacional de Toulon em terceiro lugar, ao vencer a República Checa no desempate por grandes penalidades (4-2).

No jogo de ‘consolação’, de atribuição do terceiro lugar, as equipas terminaram empatadas a um golo, depois de Pulkrab marcar para os checos, aos 33 minutos, e pouco depois João Pedro, aos 36, igualar.

Romário Baldé esteve perto de marcar no segundo tempo, mas Portugal não conseguiu evitar o empate.

No desempate por penáltis, o guarda-redes Joel Pereira esteve em destaque, ao marcar a quinta grande penalidade a favor de Portugal, depois de Rúben Macedo, Rúben Dias e João Pedro também terem marcado.

“Posso dizer que a nossa prestação foi boa e que só não foi excelente porque não ganhámos. A equipa evoluiu muito ao longo da competição e isso deixa-nos muito satisfeitos”, considerou o selecionador Edgar Borges, em declarações reproduzidas no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol na internet.

Nesta edição, Portugal falhou a presença na final, ao terminar o grupo B em segundo lugar, atrás da Inglaterra.

A ‘equipa das quinas’, vencedora em Toulon nas edições de 1992, 2001 e 2003, venceu a Guiné-Conacri (2-0) e o Paraguai (3-0), mas perdeu com a Inglaterra (1-0).

O triunfo na competição pertenceu mesmo aos ingleses, que na final frente à França, vencedora do grupo A, venceram por 2-1.

Esse é o quinto título da Inglaterra no torneio, que continua a ser liderado pelos anfitriões franceses, com 12 vitórias.

Jogo disputado no Parque dos Desportos, em Avignon.

Portugal – República Checa, 1-1 (4-2 gp).

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Pulkrab, 33 minutos.

1-1, João Pedro, 36.

Equipas:

- Portugal: Joel Pereira, Wilson, Dias, R. Silva, Henrique, Rodrigues (Costa, 64), Ribeiro (André Horta, 58), Gamboa, Romário Baldé (Macedo, 57), Gomes (Silva, 69), João Pedro.

Treinador: Edgar Borges.

República Checa: Vorel (Vejmola, 41), Byrtus, Hulka, Kasa, Stronati, Falta, Fulnek, Sykora (Machuca, 80), Kodes, Buchvaldek (Granecny, 73) e Pulkrab (Chory, 60).

Treinador: Pavel Hoftych.