Fernando Santos, selecionador português, encara o duelo com a Inglaterra como uma boa oportunidade para avaliar o progresso da equipa lusa a nível estratégico. O técnico diz querer vencer o conjunto inglês, que aponta como "sério candidato" à conquista do Euro2016 em França, mas realça que o essencial é mesmo avaliar a questão tática.

"Estes jogos foram planeados no sentido de afinarmos a máquina. Não é um teste porque isso pressupõe passar-se ou não no teste. O que interessa é ver se a equipa está a corresponder àquilo que temos feito nos treinos. O adversário tem um nível de exigência maior mas isso é bom para avaliarmos o que temos feito", disse o técnico em conferência de imprensa do encontro marcado para quinta-feira.

"A parte estratégica é seguramente o ponto central da questão nestes jogos. Em termos de qualidade individual já conheço bem os jogadores", realçou de seguida, explicando também quais os critérios que aplicará na hora de escolher o 'onze' inicial no Europeu: "As minhas decisões, jogo a jogo, serão tomadas com base na prestação coletiva e não na prestação individual".

A respeito do adversário de quinta-feira, Fernando Santos realçou a qualidade do plantel da seleção inglesa e o palco em que o jogo será disputado, o estádio de Wembley.

"Este jogo tem a mesma importância que têm todos os jogos para a seleção portuguesa. Tentamos vencer todos os jogos porque estamos a representar o nosso país. Em relaçao ao Campeonato da Europa, o importante é vencer os jogos que vamos disputar em França. O jogo de amanhã será num palco mítico e perante um público que gosta muito do jogo. Faremos tudo para tentar vencer um grande adversário", assegurou.

"Tive a oportunidade de ver vários vídeos da equipa inglesa. É uma equipa cheia de talento, com jogadores de grande qualidade. Não podemos comparar com jogadores do passado como Bobby Charlton, mas falamos destes jogadores, que fazem uma equipa muito forte. A Inglaterra também tem seguramente ambição de chegar a França e vencer", realçou o técnico.

A partida entre Inglaterra e Portugal disputa-se às 19h45 de quinta-feira, em Wembley.