Renato Sanches, com uma ascensão supersónica no Benfica, e também Rafa, que no Sporting de Braga foi um dos melhores da I Liga, acabaram por ser as ‘meias surpresas' da convocatória da seleção portuguesa para o Euro2016.

Quando, no início de outubro do ano passado, Portugal garantiu um lugar na fase final da competição, Sanches ainda atuava na equipa B dos ‘encarnados e nem tinha qualquer jogo pela equipa principal, enquanto Rafa tinha estado presente na última convocatória, não tendo somado qualquer minuto.

O nível exibicional demonstrado por ambos acabou por convencer Fernando Santos a convocá-los para os particulares com Bulgária e Bélgica, em março, tendo, então, entrado no ‘comboio' para o Europeu.

Rafa já tinha alguma experiência na seleção principal, tendo estado na fase final do Mundial2014, acabando depois por perder espaço com a saída de Paulo Bento, enquanto o caso de Renato Sanches acaba mesmo por ser completamente inesperado.

Lançado por Rui Vitória no final de outubro do ano passado, tendo somado os seus primeiros minutos num encontro com o Tondela, em Aveiro, o médio de 18 anos ganhou preponderância no Benfica e rapidamente passou a imprescindível.

Em pouco mais de seis meses, Sanches tornou-se uma das principais figuras do Benfica, dentro e fora de campo, sagrou-se campeão nacional e entrou para a história como o jogador português mais caro a transferir-se da I Liga para o estrangeiro, quando assinou pelo Bayern Munique, por 35 milhões de euros – mais 45ME variáveis.

A 25 de março, o médio vestiu pela primeira vez a camisola da seleção, tendo realizado 14 minutos no particular com a Bulgária (0-1), em Leiria. Quatro dias depois, fez toda a segunda parte frente à Bélgica (2-1).

Depois de atuar 14 minutos num particular com o México, em junho de 2014, Rafa precisou de esperar ano e meio para voltar a vestir a camisola principal das ‘quinas', tendo pelo meio representado Portugal no Euro2015, de sub-21.

Peça-chave no Sporting de Braga de Paulo Fonseca, numa época que culminou com a conquista da Taça de Portugal, o extremo de 23 anos regressou aos convocados de Portugal para a dupla jornada com Dinamarca e Sérvia, que encerrou a participação na fase de apuramento.

Não somou qualquer minuto, mas, um mês depois, foi titular no particular com o Luxemburgo (2-0) e, este ano, voltou a aparecer no ‘onze', desta vez com a Bulgária.

Rafa terminou a temporada com 50 jogos nas ‘pernas' pelo Sporting de Braga, em todas as competições, e com 12 golos, oito deles na I Liga.