O selecionador de futebol de Inglaterra, Roy Hodgson, lamentou hoje a ausência de Cristiano Ronaldo no ‘onze’ português que vai defrontar a seleção inglesa na quinta-feira, em Londres.

O jogo particular contra Portugal faz parte do programa de preparação da Inglaterra para o Campeonato da Europa Euro2016, que incluiu jogos contra a Austrália e Turquia.

"Uma das coisas quando pensamos em Portugal é o facto de o Ronaldo ser um jogador muito especial, um talento muito especial. Tem sido uma figura incrivelmente influente em todos os clubes onde jogou e para Portugal também", frisou hoje o técnico na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, em Watford.

Neste sentido, o técnico inglês destacou as “qualidades técnicas” de Portugal e o facto de a seleção das ‘quinas’ ser “uma equipa de futebol muito boa”, mas também por ter “um indivíduo muito especial”.

Resignado com a ausência do avançado do Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, Hodgson considera que, mesmo assim, o jogo de quinta-feira, em Wembley, “será um desafio difícil”.

"Mas estamos satisfeitos com os dois adversários que tivemos até agora, pois foram um bom teste. Tive oportunidade de usar bastantes jogadores nesses dois jogos e esperamos outro teste duro amanhã [quinta-feira] à noite. Se conseguirmos passar este teste, e sairmos satisfeitos com o que fizemos, posso dizer que os três jogos de preparação serviram o seu propósito", disse o selecionador inglês.

Portugal defronta na quinta-feira a Inglaterra, às 19:45, no estádio de Wembley, em Londres, em jogo amigável antes da fase final do Euro2016 de futebol em França.

O embate com Portugal é o primeiro desafio desde o anúncio oficial dos 23 escolhidos pelo selecionador Roy Hodgson para irem ao Euro2016.

Este será o último teste da equipa inglesa antes da estreia frente à Rússia, a 11 de junho, em Marselha, pelo que se espera que ponha à prova um ‘onze’ próximo daquele que vai querer privilegiar em competição no Euro2016.

A seleção apresenta-se sem ausências por lesão, dando oportunidade ao selecionador para dar tempo de jogo a mais atletas e de testar várias opções.

Harry Kane e Jamie Vardy são os favoritos para liderar a linha da frente, enquanto o jovem Marcus Rashford, cuja seleção foi uma surpresa, deverá começar o jogo no banco de suplentes.

Dele Alli deverá disputar a posição no meio campo com Jack Wilshere, onde se espera que Wayne Rooney, o único jogador confirmado no onze de quinta-feira, seja colocado.

Hodgson admitiu que não precisa de fazer mais experiências em termos de esquema de jogo e combinações de jogadores e que vai apresentar uma equipa forte contra Portugal.

Porém, avisou: "Não posso garantir que o onze que começa amanhã será o onze que vai começar contra a Rússia, porque no onze que vai jogar amanhã haverão pelo menos quatro ou cinco jogadores que possivelmente merecem um lugar na equipa e que vão ter de continuar a lutar por um lugar".

"Não me quero comprometer com uma equipa principal a dez dias do jogo contra a Rússia", vincou.

Inglaterra não enfrenta Portugal desde a derrota nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo em 2006, quando o capitão Wayne Rooney foi expulso e Ronaldo marcou o penalti decisivo após um jogo sem golos.

Desde 1998 que Portugal não perde contra a Inglaterra, porém esta encontra-se provavelmente no melhor momento de forma dos últimos anos.

A seleção inglesa venceu os jogos ‘amigáveis’ contra Turquia e Austrália e foi a única equipa a apurar-se para o torneio com o pleno de vitórias nos dez jogos de qualificação.

Ma fase final, a Inglaterra integra o Grupo B, juntamente com Rússia, Eslováquia e País de Gales.

O Euqo2016 disputa-se em França, entre 10 de junho e 10 de julho.