Inglaterra e Portugal chegaram ao intervalo do jogo particular desta noite, em Wembley, empatados a zero, num encontro onde a seleção nacional já se encontra reduzida a 10 jogadores.

Num teste com um adversário de topo, Fernando Santos apresentou oito mudanças face ao onze que bateu a Noruega, numa aposta mais próxima do que deverão ser as suas escolhas para o arranque do Euro2016. Porém, as ideias que o selecionador quereria avaliar foram alteradas por força da expulsão de Bruno Alves aos 36 minutos.

O central do Fenerbahçe protagonizou uma entrada perigosa e duríssima sobre Harry Kane no meio-campo e viu o cartão vermelho direto, deixando Portugal com um elemento a menos.

De resto, a inferioridade numérica apenas veio acentuar mais um pouco o ligeiro ascendente inglês no jogo. Embora sem grandes ideias ou rasgos, a equipa de Roy Hodgson apresentou maior iniciativa e chegou a assustar duas vezes, mas Rui Patrício estava atento. Quanto a Portugal, a melhor situação de perigo nasceu na sequência de um lance de bola parada, onde Vieirinha cruzou para o cabeceamento de Ricardo Carvalho, que saiu ligeiramente acima da barra de Joe Hart.

Após a saída de jogo do central português, Fernando Santos fez de imediato uma alteração, retirando o avançado Rafa do campo e lançando o central José Fonte.