O presidente da comissão eleitoral para os órgãos sociais da Federação Portuguesa de Futebol, José Luís Arnaut, destacou hoje a “eleição muito participada” que reelegeu Fernando Gomes presidente do organismo, para o quadriénio 2016/2020.

“Foi uma eleição muito participada, que decorreu sem qualquer incidente”, disse aos jornalistas José Luís Arnaut, também ele reeleito presidente da mesa da Assembleia Geral.

Aos 64 anos, Fernando Gomes, que havia sido eleito a 17 de dezembro de 2011 para o primeiro mandato, ao derrotar Carlos Marta por 10 votos (46 contra 36), foi escolhido para um segundo mandato com 70 votos a favor, num universo de 76 delegados votantes (92 por cento).

A acompanhar Fernando Gomes continuam Carlos Coutada, Elísio Carneiro, Hermínio Loureiro, Humberto Coelho, João Vieira Pinto, Mónica Jorge, Pauleta, Pedro Dias e Rui Manhoso, sendo que o presidente da Liga de clubes, Pedro Proença, é vice-presidente por inerência.

O Conselho de Arbitragem, agora liderado por José Fontelas Gomes, que substitui no cargo Vítor Pereira, foi eleito com 64 votos a favor, 10 brancos e dois nulos.

No Conselho de Arbitragem, há também alterações nos vice-presidentes, com João Ferreira a liderar a secção profissional, acompanhado pelos vogais Bertino Miranda e Ricardo Gomes Duarte, e Paulo Costa a não-profissional.

O Conselho de Disciplina, no qual também existiu uma mudança na liderança, com José Manuel Meirim a substituir Herculano Lima, mereceu 68 votos a favor, sete brancos e um nulo.

No Conselho de Justiça, Manuel Santos Serra foi reeleito, tendo alcançado 69 votos a favor, seis em branco e um nulo.

Fernando Gomes vai tomar posse na próxima terça-feira, às 18h00, na Cidade do Futebol, em Oeiras.