Fernando Santos lançou já a sua primeira análise sobre o início da caminhada para o Mundial 2018 e apontou à conquista do primeiro lugar do grupo, embora tenha lembrado que as outras seleções vão olhar de forma distinta para o novo campeão da Europa.

Na conferência de imprensa que se seguiu ao anúncio dos convocados para os jogos com Gibraltar (particular) e Suíça (fase de qualificação), o selecionador nacional frisou ainda que o grupo de apuramento é "difícil".

"A competição do Campeonato do Mundo é completamente diferente. O nosso objetivo é estar lá na Rússia em 2018 e o nosso primeiro objetivo é ganhar este grupo e apurarmo-nos. Pareceu-me importante que tivéssemos um jogo em que pudéssemos ter os jogadores a competir, mas sem um grande peso do adversário. Ponderei até a hipótese de não fazer um jogo, mas pensei que esta era melhor solução", começou por referir Fernando Santos sobre os duelos com Gibraltar e Suíça.

Por outro lado, o técnico da equipa das quinas realçou a "motivação extra" dos adversários por defrontarem o vencedor do Euro2016. "Se até aqui todos os adversários tinham empenho total em defrontar e vencer Portugal, obviamente que agora é acrescido porque defrontam o campeão da Europa. Os adversários vão ter uma motivação extra", disse, acrescentando: "Será um grupo difícil, sem nunca menosprezar o adversário, mas com grande confiança na equipa que somos. Quero ser o primeiro classificado do grupo."