O selecionador português Fernando Santos divulgou esta sexta-feira os convocados para os jogos com Gibraltar e Suíça e anteviu os encontros, explicando qual a estratégia que pretende que a equipa lusa adote.

"Em termos estratégicos temos o nosso plano, mas só a partir de segunda-feira, olhando para a forma dos jogadores, vamos definir a estratégia para o jogo. A equipa quer ser forte em termos de organização defensiva, uma equipa que em posse privilegia o ataque organizado. Isso não muda, o que muda é a base estrutural e a forma como o processo pode avançar. Vamos avaliar a melhor forma de abordar os jogos", realçou o técnico em conferência de imprensa.

"Analisámos a Suíça o melhor possível, tivemos observadores no Polónia-Suíça, conhecemos suficientemente bem a equipa da Suíça. Em relação à estratégia, se jogamos com um ponta-de-lança ou continuamos com dois avançados mais móveis, ainda vamos decidir. Historial entre equipas? Conta pouco, o que conta é o futuro. É bom relembrar, às vezes ajuda o ego, outras vezes não. O historial não é positivo, a Suíça tem nove vitorias e Portugal seis, mas o historial fica para o que fica", explicou.

O selecionador voltou ainda a explicar porque defende que mais importante do que "jogar à bola" é "jogar futebol".

"Uma coisa é jogar bem ou mal...não há nenhuma equipa que possa ganhar seja o que for se não jogar bem. Outra coisa é o conceito do bonito ou feio. Jogar bem pode ser bonito ou feio, mas é sempre jogar bem. Entre escolher driblar na defesa ou mandar um pontapé para fora, driblar para mim é jogar mal. A minha equipa vai sempre jogar bem, porque é a única forma que conheço de ganhar. Não me vou preocupar com a questão de jogar bonito ou feio", assegurou.

Portugal defronta Gibraltar em duelo particular no dia 1 de setembro e encontra a Suíça no dia 6 de setembro, em partida de qualificação para o Mundial2018.