Futebol

28-08-2016 19:42

Éder: "Acreditar e sonhar são fundamentais para ultrapassar obstáculos"

"Acabou por marcar o golo da final. Não era preciso tanto", brincou a 'coach' do jogador durante a apresentação.
Éder
Foto: Lusa

Éder com a Taça de Campeão Europeu

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O futebolista português Éder afirmou hoje - na apresentação de um livro sobre a sua vida - que a capacidade de sonhar e acreditar sempre nas suas capacidades foi fundamental para ultrapassar as dificuldades na carreira.

"Tive muitas batalhas, muitas vezes foi difícil, mas hoje estou aqui porque consegui superá-las todas. Há sempre formas de o fazer e hoje sinto-me muito contente por estar aqui e por ter triunfado", afirmou o autor do golo da vitória de Portugal na final do Euro2016.

A presença do avançado do Lille na lista de convocados de Fernando Santos para o Euro2016 chegou a ser questionada publicamente, mas o jogador viria a revelar-se fundamental, marcando - no prolongamento da final - o 1-0 com que Portugal derrotou a França, em Paris.

"Acredito que todos temos momentos complicados na nossa vida, mas há sempre uma palavra que nos motiva que é 'acreditar'. Podemos acreditar que tudo é possível e, se o fizermos, de certeza que vamos alcançar aquilo que queremos", salientou o avançado português.

O livro "Vai correr tudo bem" - sobre o percurso de vida de Éder - foi escrito pela sua ‘coach’, Susana Torres, e descreve também o trabalho de motivação e orientação pessoal feito por aquela profissional junto do futebolista.

"O 'coach' é uma pessoa que trabalha junto com um 'coachee', a pessoa que recebe estas sessões e que analisa o ponto em que está - o que está a acontecer na sua vida - através de algumas perguntas poderosas, idealiza o que seria ou o que gostaria que estivesse a ocorrer na sua vida e depois o 'coach' ajuda a fazer esse trajeto", explicou Susana Torres.

A 'coach' trabalha não só com atletas individualmente, como também com equipas de futebol inteiras, como foi o caso do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães, ambas da I Liga portuguesa de futebol.

Susana Torres contou que o livro estava já em preparação antes do Euro2016 e que chegou a comentar com o avançado que "para a história acabar com um final feliz" ele deveria "fazer um brilharete qualquer" durante a competição.

"Acabou por marcar o golo da final. Não era preciso tanto", brincou a 'coach' durante a apresentação.

Já Éder sublinhou que sonhar é essencial para que os objetivos pessoais se tornem em realidade.

"Acho também que nunca devemos deixar de sonhar. Muitas vezes os nossos sonhos são interrompidos, porque há alguém que nos diz 'não', que 'não conseguimos', que 'não temos capacidades' por vários motivos. Acho que é fundamental sonhar e acreditar", realçou.

Presentes na apresentação estiveram o treinador de futebol Sérgio Conceição (que treinou Éder no Sporting de Braga), bem como o atual técnico dos bracarenses, José Peseiro, e o presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença.

Conteúdo publicado por Sportinforma