Fernando Santos

31-08-2016 12:17

"É a bandeira que sobe, o hino que toca. Portugal é Campeão da Europa e será até 2020"

O jogo particular entre Portugal e Gibraltar está marcado para às 19h45 desta quinta-feira, no Estádio do Bessa.
Fernando Santos
Foto: Lusa

Fernando Santos

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Fernando Santos defende que não há qualquer falta de motivação na Seleção para o jogo amigável com Gibraltar. O selecionador de Portugal promete uma equipa determinada, com jogadores motivados a lutar pela vitória.

"A equipa mostrou de forma inequívoca motivação. Sempre mostraram uma atitude incrível por representar o seu país. Representamos um povo, mesmo os que não gostam tanto de futebol. É a bandeira de Portugal que sobe, o hino que toca. Portugal é Campeão da Europa e será até 2020. Até lá será sempre o Campeão em título. Só nesse momento é que haverá a responsabilidade de defender o título. Até lá temos, para já, o apuramento para o Campeonato do Mundo. É nisso que estamos focados. Acreditamos no nosso valor, sei que o grupo vai manter o espírito que esteve na base, para além das qualidades técnicas e do trabalho da Federação. Fomos campeões da Europa. Ganhamos todos, fomos nós que construímos tudo", disse o técnico em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, onde fez a antevisão do jogo com Gibraltar.

Depois do particular com Gibraltar, Portugal defronta a Suíça, num jogo mais a sério. O encontro é de apuramento para o Mundial2018 mas Fernando Santos garante a escolha do onze para o jogo de quinta-feira não terá nada a ver com a equipa que irá fazer o primeiro jogo oficial após a conquista do inédito título de campeão europeu.

"Se me perguntam o que tem que ver com a Suíça, eu digo já: zero. Queremos dar momentos e minutos de jogo para estarem mais próximos para a Suíça. A estratégia, a concentração têm que estar sempre presentes", comentou.

A seleção lusa é formada por muitos jogadores acima dos 30 anos na defesa. Um dado que não preocupa Fernando Santos até porque, garante, há muitos jovens que a qualquer momento poderão ser chamados à Seleção.

“ [Preocupado com a defesa com muitos jogadores acima dos 30 anos?] Não. Dão-me garantias. Portugal tem jogadores jovens que em qualquer momento podem chegar à seleção. Portugal não vai ter problemas com esse aspeto. Se houve necessidade, há jogadores que podem rapidamente estar na Seleção A. Para já, entendi que devem estar noutros escalões", respondeu.

O selecionador lamentou que a Seleção não possa estar em todas as cidades de Portugal. Fernando Santos garantiu que a receita do amigável com Gibraltar irá reverter-se a favor da Pediatria do IPO, pelo que espera um estádio cheio para ajudar a Seleção a ajudar.

"Não podemos ir a todo o lado. Queríamos ir a todo o Portugal pois todo Portugal nos ajudou. Escolhemos o Porto para agradecer às pessoas do norte do país. Eu falo no país inteiro pois não quero dividir o país. A receita vai para a Pediatria do IPO. E sei que o povo do norte nos vai ajudar a apoiar", garantiu o técnico.

O jogo particular entre Portugal e Gibraltar está marcado para às 19h45 desta quinta-feira, no Estádio do Bessa.

Conteúdo publicado por Sportinforma