Portugal venceu, esta quinta-feira, a seleção do Gibraltar por 5-0, em jogo particular disputado no Estádio do Bessa e que serviu de preparação para a fase de qualificação para o Mundial2018, que tem início na segunda-feira na Suíça.

O selecionador campeão da Europa Fernando Santos apresentou uma equipa titular onde misturou os habituais titulares do Euro2016 com outros que tiveram pouco minutos e uma novidade. Eduardo foi o guarda-redes deste particular e Raphael Guerreiro, Bruno Alves, Pepe e João Cancelo foram os defesas, com o jogador do Valência em destaque neste quarteto, uma vez que fez a sua estreia pela seleção nacional. O meio-campo foi formado por William, João Moutinho e João Mário e o ataque contou com Quaresma, Nani e o herói de Paris, Éder.

O capitão Cristiano Ronaldo e o médio Renato Sanches ficaram de fora das opções de Fernando Santos devido a problemas físicos.

Todo o jogo foi claramente dominada pelos atuais campeões europeus, que estiveram todo o tempo no campo do Gibraltar, que claramente não conseguiram acompanhar o ritmo dos portugueses.

Aos 27 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Bruno Alves voltou a colocar a bola na área com Nani a aparecer livre de marcação e a rematar para o fundo da baliza, inaugurando o marcador, sendo este o único golo deste particular até ao momento.

No segundo tempo, e com o jogo completamente controlado, Fernando Santos aproveitou para refrescar a equipa e dar alguns minutos a jogadores menos rodados, foi este o caso de Rafa Silva, que entrou aos 63 minutos. Além do novo jogador do Benfica, também entraram Bernardo Silva, Adrien Silva, Eliseu, André Gomes e André Silva. O avançado do FC Porto exibiu a camisola número 7, habitualmente utilizada por Cristiano Ronaldo.

Além de muitas substituições, também houve muitos golos no segundo tempo.

Aos 55’, Após cruzamento de Bernardo Silva, Nani cabeceou para o segundo golo e o segundo da conta pessoal. Depois foi a vez de João Cancelo marcar um grande golo (73’) no Bessa. Três minutos depois do golo do jogador do FC Porto surgiu um frango monumental do guarda-redes do Gibraltar após remate fraco de Bernardo Silva, com Robba a deixar a bola fugir por debaixo do corpo. E ainda houve tempo para o experiente Pepe (79’) selar o marcador num bom golo de cabeça.

Portugal começa a preparar a partir de amanhã o embate com a Suíça, da primeira jornada da fase de qualificação para o Mundial2018.

Portugal está inserido no Grupo B juntamente com as seleções da Suíça, Andorra, Ilhas Faroé, Letónia e Hungria.