Suiça-Portugal

05-09-2016 17:10

Fernando Santos: "Qualquer vitória sobre Portugal terá primeira página"

O jogo entre Portugal e Suíça, de apuramento ao Mundial2018, está marcado para às 19h45 desta terça-feira.
Fernando Santos
Foto: Lusa

Fernando Santos

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Portugal defronta esta terça-feira a Suíça, em jogo da fase de grupos do apuramento Europeu ao Mundial2018. A Suíça é vista pela imprensa portuguesa como principal adversário da turma lusa no grupo mas Fernando Santos tem outra opinião. O técnico antevê mais dificuldades, agora que Portugal ostenta o título de campeão europeu.

"Considero que a Hungria também tem ambição. Mas isto é no plano teórico. Mas contra os outros os jogos também são difíceis. Não podemos fugir ao plano teórico e amanhã é um jogo muito importante entre duas equipas que querem estar no campeonato do Mundo. É um jogo tremendo de grau de importante nesta ronda de apuramento. O que muda por ser campeão? Não muda nada. Temos a noção exata de que temos de continuar a crescer nos vários momentos do jogo. Temos de melhorar e querer ser mais. O desafio vai ser diferente. Num jogo é importante equilibrar no que tem que ver com trabalho. Isso depende do trabalho, da organização, da paixão. Temos de ser no mínimo iguais aos adversários", comentou o técnico, em conferência de imprensa de antevisão do jogo.

Se Portugal não poderá contar com Ronaldo, André Gomes e Renato Sanches, do lado helvético Shaqiri é o grande ausente. Fernando Santos garante que quem jogar, irá criar as mesmas dificuldades, pelo que não há que pensar em facilitismos.

"Temos de estar preparados. Qualquer adversário, até aqui, queria vencer a nossa equipa. Agora ainda mais. Qualquer vitória terá primeira página. A presunção não cabe nesta equipa. A ausência de Shaqiri? Eles são muito fortes, têm uma defesa boa. Sofrem poucos golos, têm dois laterais de grandíssima qualidade. O meio-campo é forte. O Shaqiri é importante mas deve jogar o Embola", sublinhou o treinador.

Os jornalistas presentes na conferência de imprensa tentaram saber que equipa Portugal iria apresentar face às muitas ausências. O técnico fintou as perguntas e deixou todos na dúvida. "Querias saber mas eu não vou responder [risos]. Não vou responder", comentou.

Mais tarde foi a vez de um jornalista suíço tentar a sua sorte mas agora tentando saber como Fernando Santos espera que a Suíça jogue. Uma questão que teve a ver com uma reposta do técnico suíço que se mostrou curioso em tentar saber se Portugal ia jogar em 4-3-3 ou no 4-4-2 que usou durante o Euro2016.

"Também queria saber como é que eles vão jogar. Ele [Vladimir Petkovic, selecionador da Suíça] vai esperar até amanhã, como eu também vou esperar para saber quem renderá Shaqiri [risos].

A terminar, o técnico garante que o ambiente de festa já acabou e que agora abre um novo capítulo na seleção de Portugal.

"Fizemos uma festa com os portugueses. Agora é começar tudo outra vez. Tenho estado a estudar a Suíça e tentar estar presente no Mundial da Rússia", frisou.

O jogo entre Portugal e Suíça, de apuramento ao Mundial2018, está marcado para às 19h45 desta terça-feira.

Conteúdo publicado por Sportinforma