Seleção

05-09-2016 17:07

Fernando Santos: "Suíça não tem grandes debilidades"

O selecionador nacional garantiu que "a presunção não cabe" na equipa das quinas.
Portugal national soccer team press conference
Foto: Lusa

Fernando Santos, selecionador nacional, em conferência de imprensa

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O selecionador nacional, Fernando Santos, não poupou elogios à Suíça na antevisão da partida de estreia na fase de qualificação para o Mundial 2018, lembrando ainda a enorme "motivação" dos helvéticos para o jogo contra Portugal.

"A Suíça é uma equipa de grande qualidade. O que é importante é pensarmos o jogo em si, conhecermos a Suíça - que fez um excelente campeonato europeu e podia até ter defrontado Portugal. Está motivadíssima por jogar com Portugal, tem a ambição de estar no Mundial e o essencial é os jogadores estarem concentrados. Acho que a Suíça não tem grandes debilidades, mas tem alguns pontos menos fortes e é nisso que nos devemos centrar", revelou o técnico da equipa das quinas.

Para o treinador campeão europeu, o Euro2016 já é uma página virada pelos jogadores, que pensam agora apenas na caminhada para o Mundial 2018: "A equipa já está no espírito da qualificação para o Campeonato do Mundo. As comparações não são fáceis, porque é uma prova distinta. A fase de apuramento é completamente diferente. Há dois aspetos chave que se mantêm: o espírito coletivo e a forma como esta equipa entende a sua capacidade de jogar coletivamente. Sempre com a premissa de respeitar o adversário, que do outro lado está uma seleção forte, mas tendo também confiança nas nossas capacidades".

Paralelamente, a motivação dos adversários é agora superior pelo estatuto de campeão europeu alcançado em julho, em França. "Se até aqui qualquer equipa que defrontasse Portugal queria sempre vencer, obviamente que agora sendo campeão da europa os adversários sintam ainda uma motivação maior. Portugal de peito cheio?Amanhã terão a resposta em campo. A presunção não cabe nesta equipa", concluiu.

Portugal defronta esta terça-feira a Suíça, em Basileia, às 19h45.

Conteúdo publicado por Sportinforma