A seleção portuguesa de futebol teve hoje uma chegada algo discreta a Basileia, onde na terça-feira defronta a Suíça, no arranque do Grupo B de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018.

A comitiva lusa, sem a sua ‘estrela’ Cristiano Ronaldo, que está lesionado, chegou à unidade hoteleira em que vai ficar instalada às 13:35 (12:35 horas de Lisboa) de uma forma praticamente despercebida, com apenas seis adeptos à espera.

Ao contrário do que tem sido habitual nas deslocações da seleção nacional ao estrangeiro, desta vez poucos emigrantes portugueses tiveram a curiosidade de ver os jogadores ao vivo e nem foi preciso a presença das forças de segurança.

Bruno Alves, Ricardo Quaresma e o estreante André Silva fizeram a ‘vontade’ ao pequeno grupo, distribuindo autógrafos e tirando algumas fotografias.

A unidade hoteleira em que Portugal está acomodado fica em Prattlen, uma pequena vila industrial a 20 quilómetros de Basileia. Depois do calor que se sente em Lisboa, a comitiva lusa foi recebida em solo helvético com alguma chuva e sem a presença do sol.

À tarde, às 17:45 (16:45 horas da Lisboa), o selecionador Fernando Santos e um jogador estarão presentes na conferência de imprensa de antevisão do encontro entre Suíça e Portugal, no Estádio St. Jakob-Park.

Uma hora depois, às 18:45, Portugal fará o habitual treino de adaptação ao relvado, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social.

O jogo contra os helvéticos, que chegaram aos oitavos de final do Euro2016, que Portugal venceu, é considerado o mais difícil de um Grupo B que também integra Andorra, Ilhas Faroé, Hungria e Letónia.

O 21.º encontro entre as duas seleções está agendado para as 20:45 (19:45 horas de Lisboa) e terá arbitragem do espanhol Antonio Mateu Lahoz.