O guarda-redes da seleção portuguesa de futebol Rui Patrício vai ter uma estátua de bronze em Leiria, sua terra Natal, anunciou hoje o presidente da Câmara, Raul Castro.

Segundo o autarca, o município já atribuiu a medalha de ouro da cidade a Rui Patrício e foi contactado pelo empresário e emigrante em Paris Carlos Matos com a proposta para a oferta de uma estátua em bronze a Rui Patrício, que ficará pronta em março de 2017 e que será colocada à entrada da zona desportiva.

Carlos Matos explicou que o também guarda-redes do Sporting Rui Patrício contribuiu para que Portugal fosse campeão europeu, o que permitiu que os emigrantes passassem a ser olhados em França como "portugueses de primeira e não de segunda".

Desde que Portugal venceu o Europeu, o empresário revela que os portugueses deixaram de ser olhados "como se só existissem mulheres de limpeza, pedreiros e porteiros".

"Estou em França desde 1969 e nunca senti a igualdade como agora. Sempre tive um sentimento de uma certa distância da parte do Estado português e um certo desdém por parte dos franceses. O sentimento logo a seguir ao apito final foi de igualdade", reforçou Carlos Matos.

O empresário acrescentou que a vitória da seleção nacional foi dupla: "Uma como português, outra como emigrante".

"Talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu aos emigrantes, pois os portugueses debatem-se com dificuldades de interação com as comunidades onde estão inseridos e, muitas vezes, com a arrogância do outro lado. O facto de termos sido campeões europeus acabou por nos dar um estatuto de igualdade, que muitos não gostariam que tivesse acontecido”.

Carlos Matos revelou ainda que a estátua é também o resultado de uma aposta que fez no dia da final com o seu irmão, Vítor Matos, ex-presidente da Junta de Regueira de Pontes, em Leiria, e "amigo dos pais de Rui Patrício".

"Quando estava a ver o jogo prometi que se Portugal fosse campeão europeu eu fazia uma estátua ao rapaz, mas nunca pensei que Portugal ganhasse, pois a equipa nunca tinha feito um bom jogo. Perdi a aposta".

Raul Castro adiantou que o empresário quis "marcar a diferença" das homenagens de outros municípios aos jogadores e pretendeu "evidenciar que houve um leiriense que contribuiu de uma forma muito decisiva para que o título ficasse na seleção portuguesa", pelo que "propôs oferecer à comunidade uma estátua do Rui Patrício”, considerado o melhor guarda-redes do Euro2016.

A estátua terá cerca de quatro metros de altura, a que acrescem cerca de dois metros de base. A imagem que será esculpida por Celestino Alves, de Cantanhede, é a defesa que Rui Patrício fez em resposta ao cabeceamento de Antoine Griezmann, no jogo da final, curiosamente um jogador com ascendência portuguesa.

"Terá sido esta a defesa que ajudou Portugal a garantir o título", sublinhou Carlos Matos, assumindo-se pouco amante de futebol.

Segundo Raul Castro, quando contactou Rui Patrício para lhe dar conta desta homenagem, o jogador "ficou 30 segundos calado" e depois "mostrou estar extremamente sensibilizado".

O presidente da Câmara de Leiria entende ainda que este é um "motivo de orgulho para os leirienses, já que um concidadão contribuiu decisivamente para que Portugal fosse, pela primeira vez, campeão europeu de futebol".

A seleção portuguesa de futebol conquistou o título de campeã da Europa após bater por 1-0 a anfitriã França, na final, com um golo de Eder, já no prolongamento.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.