Fernando Santos mostrou-se esta quinta-feira muito satisfeito por poder voltar a contar com Cristiano Ronaldo para os próximos compromissos da seleção nacional frente a Andorra e Ilhas Faroé, e assumiu que o contexto competitivo aliado às características de Gelson Martins proporcionaram a chamada do jogador do Sporting.

"O Gelson faz farte do lote de jogadores possivelmente convocados. E para este jogo, pelas suas características e também por algumas ausências, pode responder melhor", afirmou Fernando Santos em conferência de imprensa após a divulgação da lista de convocados para os jogos de apuramento para o Mundial na Rússia com Andorra e Ilhas Faroé.

Questionado sobre a importância do regresso de Cristiano Ronaldo à lista de opções, Fernando Santos assumiu que é sempre importante contar com o internacional português do Real Madrid.

"Seguramente que sim. Não direi um grupo mais forte, mas mais forte no sentido que primeiro tem Ronaldo, e por si só é mais forte, mas também porque todos os jogadores têm mais tempo de jogo, mais ritmo. E isso foi um dos fatores da primeira convocatória. Globalmente a equipa melhora de forma competitiva. E porque tem Ronaldo e isso faz a seleção mais forte", disse Fernando Santos.

"Foi uma afirmação um bocadinho diferente. Talvez não me tenha expressado da melhor forma. O que quis dizer é que devíamos ter mantido o espírito do Europeu, o que não devíamos era ficar em modo campeão europeu. São coisas diferentes. O espírito do Europeu esse é uma marca registada para vencer e temos de continuar a fazer sempre. Nunca perder a ideia e a forma como alcançamos o objetivo. O que quis dizer foi que entramos um bocado em modo festa e isso não pode acontecer. Temos de entrar em modo Europeu, não campeão europeu", frisou Fernando Santos.

"Agora jogamos de mês a mês, no final dos jogos os jogadores vão embora e entram em modo clube e esquecem o que fazem aqui. Nós temos um objetivo que é estar no Mundial da Rússia e para isso temos de ganhar esta qualificação. Ganhar, que foi o que me tinha proposto quando cá cheguei há dois anos", acrescentou o técnico da seleção nacional.

Recorde-se que Portugal defronta Andorra em Aveiro no próximo dia 7 de outubro e três dias depois joga em Thorshavn frente às Ilhas Faroé para o apuramento do Mundial 2018 na Rússia.