Cristiano ´Recordes` Ronaldo. Esse bem que poderia ser o nome de CR7. O internacional português soma recordes atrás de recordes, tanto no Real Madrid, Liga Espanhola, Liga dos Campeões, como na Seleção portuguesa.

Na passada sexta-feira esteve em destaque ao marcar quatro dos seis golos da goleada de Portugal sobre a Andorra, na caminhada rumo ao Mundial2018. Além de ter feito o bis mais rápido da história das qualificações para Campeonatos do Mundo (190 segundos), igualou o máximo de golos numa partida de Portugal, algo que já fora alcançado por Eusébio (no 5-3 à Coreia do Norte, em 1966), Nuno Gomes (7-1 a Andorra, em 2001) e Pauleta (8-0 ao Kuwait, em 2003): quatro golos numa partida.

Com estes quatro golos, Cristiano Ronaldo reforçou o seu estatuto de melhor marcador de sempre da Seleção portuguesa (65 golos), ele que já é o mais internacional de sempre (134 internacionalizações). O ´póker` frente a Andorra permitiu ao madeirense ultrapassar o ´Pantera Negra` Eusébio (tem 21) como melhor marcador em fases finais e apuramentos para mundiais, passando a ter 22 (três em fases finais de Mundiais, um em cada Mundial - 2006, 2010 e 2014 - e mais 19 em fases de apuramento).

Mas há mais recordes a derrubar por este superatleta. E um deles poderá cair já esta noite, frente as Ilhas Faroé. Se CR7 marcar, poderá tornar-se no melhor marcador da história de Portugal em fases de qualificação de Mundiais. Nesta altura leva 19 golos marcados, os mesmos do já retirado Pedro Pauleta. Também se marcar, irá ficar mais perto no top-10 dos goleadores a nível de seleções. Está a seis de Miroslav Klose, o 10.º colocado da lista.

No que toca a golos marcados em qualificações para Mundiais, Pauleta tem 19 (oito para o Mundial2002, 11 para 2006). A esses 19 golos, juntam-se mais quatro apontados em fases finais (três na Coreia do Sul/Japão2002, um golo em 2006).

Depois de ultrapassar o açoriano, Ronaldo irá em busca de mais um recorde, este de âmbito europeu: apanhar Andriy Shevchenko como melhor marcador europeu em qualificações. O ucraniano marcou 26 golos, um número ao alcance de CR7.

Mas há outro recorde de Pauleta que Ronaldo quererá e poderá bater. O açoriano é, a par de Robin Van Persie (conseguiu-o na caminhada ao Mundial2014), o único jogador a conseguir fazer 11 golos numa fase de qualificação para um Mundial (2006). Ou seja, faltam apenas sete golos a CR7 para igualar Pauleta e Van Persie. Ao começar esta caminhada logo com quatro golos, é bem provável que chegue aos 11 ainda antes de terminar a fase de qualificação para o Mundial2018.

E se não bastasse, há ainda mais recordes ao alcance do capitão da seleção lusa. Dos jogadores que ainda estão em atividade, Ronaldo é o melhor marcador de uma seleção Europeia, com 65 golos (depois de Robbie Keane ter deixado a seleção da República da Irlanda, onde marcou 68 golos).

Aos 31 anos, Cristiano Ronaldo ainda poderá sonhar com mais este dado histórico: tornar-se no melhor marcador de sempre de uma seleção europeia. Nesta altura é sexto, atrás dos húngaros Ferenc Puskas (84 golos) e Sandor Kocsis (75), dos alemães Miroslav Klose (71) e Gerd Muller (68) e do irlandês Robbie Keane (68). CR7 está a três golos de igualar Keane e Muller e a seis do pódio europeu de todos os tempos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.