A seleção portuguesa de futebol conhece no sábado os adversários da 10.ª edição da Taça das Confederações de 2017, na Rússia, naquela que será a estreia dos atuais campeões europeus na competição.

Portugal vai pela primeira vez marcar presença na ‘prova-teste’ da FIFA para o próximo Campeonato do Mundo, que será igualmente na Rússia, e aparece como um dos candidatos a, pelo menos, marcar presença nas meias-finais.

No sorteio, que está agendado para as 18:00 (15:00 de Lisboa), na Academia de Ténis de Kazan, é certo que a seleção russa será cabeça de série do grupo A, podendo a formação liderada por Fernando Santos ‘apanhar’ equipas como Alemanha, Chile, México e os próprios anfitriões.

Austrália e Nova Zelândia, seleções mais ‘simpáticas’, também podem igualmente aparecer no caminho de Portugal, enquanto o representante do continente africano só vai ficar conhecido a 5 de fevereiro do próximo ano, dia da final da Taça das Nações Africanas.

Ausência certa será o Brasil, vencedor das últimas três edições e que esteve sempre presente na competição desde 1997.

Para garantir um lugar nas ‘meias’, a seleção nacional necessita de alcançar um dos dois primeiros lugares do seu grupo, numa competição que se vai distribuir por quatro cidades russas: São Petersburgo, Moscovo, Kazan e Sochi.

No sorteio, a comitiva portuguesa vai ser encabeçada por João Vieira Pinto, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Santos, selecionador nacional, e Carlos Godinho, responsável pelo Divisão Seleções do organismo.

O sorteio vai contar com a participação do ex-internacional russo Sergei Semak, da campeã olímpica do salto com vara Yelena Isinbaeva e do avançado brasileiro Julio Baptista. Os três vão fazer companhia ao croata Zvonimir Boban, secretário-geral adjunto da FIFA.