Luiz Filipe Scolari sente-se campeão europeu pela seleção portuguesa numa conquista que saiu da bota direita de Ederzito. O técnico considera que o trabalho desenvolvido durante a sua passagem pela equipa das quinas 'ajudou' Portugal nos momentos decisivos em França. Jogadores como Ricardo Carvalho e Ronaldo e que trabalharam com Scolari já tinham marcado presença numa final de um Euro em 2004 e numa meia-final de um Mundial em 2006. A experiência adquirida foi fundamental para passar a mística aos mais jovens.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o treinador do Guangzhou Evergrande Taobao Futebol Clube elogiou o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol, dos jogador e de Fernando Santos. 1% é a quota-parte do mérito que Scolari chama para si, num trabalho que começou a ser desenvolvido em 2002.

"Foram experiências vividas por pessoas que também foram campeãs agora a nível de direção e apoio fora de campo e que culminaram com essa vitória de 2016, que foi uma vitória pessoal do Fernando [Santos]. Mas foi a vitória pessoal de um grupo que vinha sendo trabalhado já desde desde 2002, 2004, 2006, 2008. 99% do mérito [dessa conquista] foi dessa direção, desses atletas e do Fernando", sublinhou o técnico que orienta o campeão chinês e está a preparar a próxima época em Portugal.

Em relação a um possível regresso ao futebol português para orientar um dos três grandes, Scolari fica-se pelo 'nim' e diz que para já está muito feliz na China.

"Voltar ao futebol português? Não sei. Eu pretendo cumprir o meu contrato com o Guangzhou [Evergrande]. Estou muito satisfeito e feliz. Adoro a cidade, adoro a minha equipa, os meus jogadores e a forma como eles se comportam. Estou feliz e a minha família está feliz. Não sei, Não quero pensar de outra forma", garantiu.