Fernando Santos afirmou, esta terça-feira, que se sente muito honrado por ter recebido o prémio de Personalidade do Ano 2016. Na cerimónia de entrega do prémio, o selecionador português admitiu que se sentia pequeno ao lado de todos os nomes que já venceram o Prémio Martha De La Cal.

“É com muita honra e orgulho que recebo este prémio da imprensa estrangeira em Portugal. Muitos podiam ter sido os eleitos. Para mim é um orgulho fazer parte da gente portuguesa que ao longo destes 27 anos foram escolhidos. Sinto-me pequeno ao lado de todas as outras personalidades. O Presidente da República foi um apoiante incrível. Nunca me esquecerei dos seus telefonemas. Antes e de depois dos jogos…Aquilo foi a sua presença e apoio em Marcousis”.

No seu discurso de aceitação, Fernando Santos realçou a importância do Presidente da FPF, Fernando Gomes. Para o treinador português, a presença do dirigente foi fundamental e esteve na origem da conquista do Campeonato da Europa.

“Eu acreditava e o Presidente da FPF também. Eu não estaria aqui sem ele. Tudo o que tem acontecido e os prémios que tenho recebido devem-se a este homem (Fernando Gomes). Nunca teria sido campeão da Europa e não estaria aqui. Quero agradecer a Deus e à minha família. Sem vocês isto não seria possível".

Fernando Santos sucede a nomes como José Saramago, Luís Figo, Miguel Torga e a fadista Mariza. O prémio foi entregue pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.