O selecionador português de futebol de sub-20 convocou hoje Hélder Ferreira, do Vitória de Guimarães, por troca com o lesionado Buta, para o Mundial da categoria, a disputar na Coreia do Sul, entre 20 de maio a 11 de junho.

Hélder Ferreira, de 20 anos, entra nos planos do técnico Emílio Peixe em substituição de Aurélio Buta, do Benfica, que sai do lote dos eleitos devido a lesão.

A seleção portuguesa de sub-20 viaja esta terça-feira para o Japão, onde vai cumprir o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo.

Portugal qualificou-se para o Mundial de sub-20 com a chegada às meias-finais do Campeonato da Europa de 2016, disputado na Alemanha.

Este é o quarto Campeonato do Mundo consecutivo em que Portugal vai participar, depois das edições de 2011 (vice-campeão), 2013 (oitavos de final) e 2015 (quartos de final). Esta sequência nunca antes tinha sido conseguida por qualquer seleção europeia.

A estreia de Portugal no Grupo C do Mundial2017 está marcada para o próximo dia 21 de maio, frente à Zâmbia (06:00 em Lisboa), seguindo-se os encontros com a Costa Rica (24 de maio, pelas 12:00 em Lisboa) e o Irão (27 de maio, pelas 09:00 em Lisboa).

Lista dos 21 convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Luís Maximiano (Sporting) e Pedro Silva (Sporting).

Defesas: Francisco Ferreira (Benfica), Jorge Fernandes (FC Porto), Diogo Dalot (FC Porto), Pedro Empis (Sporting), Rúben Dias (Benfica) e Yuri Ribeiro (Benfica).

Médios: Bruno Almeida (Sporting de Braga), Florentino (Benfica), Gedson Fernandes (Benfica), Miguel Luís (Sporting), Pedro Rodrigues (Benfica) e Pedro Delgado (Sporting).

Avançados: Alexandre Silva (Vitória de Guimarães), André Ribeiro (FC Zurich, Sui), Hélder ferreira (Vitória de Guimarães), Bruno Costa (FC Porto), Diogo Gonçalves (Benfica) e José Gomes (Benfica).