Fernando Santos divulgou ao início da tarde desta quinta-feira os convocados de Portugal para o amigável com o Chipre, jogo de preparação para o Mundial2018, e o jogo com a Letónia, de apuramento para o Mundial2018. Destaque para a ausência de Éder que falha uma convocatória pela primeira vez, depois de ter dado o título Europeu a Portugal.

Além de Éder, Antunes, Roderick Miranda e Rui Fonte, que estavam nos pré-convocados, não foram chamados. Renato Sanches e Cancelo foram convocados para o Euro Sub-21, daí terem ficado de fora.

O anúncio decorreu na Cidade do Futebol. Já se sabia que o guarda-redes Marafona, do Sporting de Braga, não estaria na lista devido a uma grave lesão no joelho esquerdo. Quem também ficou de fora foi Anthony Lopes. O guarda-redes pediu dispensa por motivos pessoais.

"O Anthony Lopes pediu dispensa por um assunto não desportivo. Depois de conversas com ele e face a gravidade da situação, tomamos a decisão de aceitar a sua dispensa", disse Fernando Santos, antes de anunciar os convocados para os jogos com o Chipre e Letónia.

Fernando Santos não divulgou se estes jogadores chamados são os que Portugal irá levar para a Taça das Confederações mas que o grupo chamado sairá destes que agora convocou. O técnico sublinhou que não quer ouvir falar dessa prova até o dia 10, altura em que Portugal começa a preparar sua participação na Taça das Confederações, que irá decorrer na Rússia.

Convocados de Portugal

Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e José Sá

Defesas: Cédric. Nélson Semedo, Pepe, José Fonte, Bruno Alves, Neto, Raphael Guerreiro, Eliseu

Médios: Danilo, William Carvalho, João Moutinho, Adrien, André Gomes, Pizzi e João Mário

Avançados: Nani, Quaresma, Bernardo Silva, Gelson Martins, Cristiano Ronaldo e André Silva.

O particular de Portugal com o Chipre está agendado para o dia 03 de junho, no Estoril. No dia 09, defronta a Letónia, em Riga, em jogo do Grupo B de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018.

Veja o vídeo

*Artigo atualizado