Qualificação Mundial 2018

07-06-2017 08:42

Seleção portuguesa parte para Riga para confirmar favoritismo frente à Letónia

Apesar de ter sido poupado durante a semana, Cristiano Ronaldo deverá liderar o ataque luso no Estádio Skonto, em que Portugal está obrigado a triunfar para continuar a lutar pelo apuramento direto para o próximo Campeonato do Mundo.
Seleção portuguesa
Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Seleção portuguesa é favorita à vitória

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A seleção portuguesa de futebol é clara favorita a vencer na sexta-feira a Letónia, em Riga, num jogo da sexta jornada do grupo B de qualificação para o Mundial2018, no qual se deverá apresentar na máxima força.

Apesar de ter sido poupado durante a semana, depois da conquista da Liga dos Campeões com o Real Madrid, Cristiano Ronaldo deverá liderar o ataque luso no Estádio Skonto, em que Portugal está obrigado a triunfar para continuar a lutar pelo apuramento direto para o próximo Campeonato do Mundo.

Os campeões europeus vão iniciar a ronda a três pontos da Suíça, líder do agrupamento, que no mesmo dia se desloca às Ilhas Faroé, num jogo em que a vitória dificilmente irá fugir aos helvéticos.

Portugal vai ter pela frente o penúltimo classificado do grupo, com apenas três pontos, e um adversário que venceu sempre nas cinco vezes que se defrontaram, a última no ano passado no Algarve (4-1), já a contar para esta fase de apuramento.

Melhor marcador de toda qualificação com nove golos, Ronaldo deverá voltar a ser auxiliado na frente por André Silva e também por Nani, num 'onze' em que a principal dúvida do selecionador Fernando Santos deverá estar no meio campo.

William Carvalho parece ter garantido o lugar de trinco, mas depois há seis candidatos para apenas duas posições. Adrien, André Gomes, Bernardo Silva, João Moutinho, João Mário e Pizzi podem todos entrar nas ideias do selecionador nacional.

Mais atrás, Rui Patrício é, claro, o dono da baliza portuguesa, e à sua frente deverá ter uma defesa composta por Pepe e José Fonte no meio, Raphael Guerreiro na esquerda e Cedric na direita, embora o lateral do Southampton tenha a forte concorrência de Nelson Semedo.

Por seu lado, a Letónia vai estrear novo selecionador e tentar somar os primeiros pontos em casa neste apuramento, já que foi derrotada em Riga pela Hungria (2-0) e pelas Ilhas Faroé (2-0), naquele que é até agora um dos resultados mais surpreendentes do grupo.

Aleksandrs Starkovs, responsável pelo maior sucesso da história do futebol letão, quando, em 2004, qualificou a sua seleção para a fase final do Europeu, que decorreu em Portugal, foi em abril nomeado para suceder ao demitido Marians Pahars e irá iniciar o seu terceiro ciclo como selecionador da Letónia.

Num grupo composto por jogadores que atuam principalmente no campeonato letão, destaque para Valerijs Sabala, avançado do Riga FC, que tem dado nas vistas e fez um dos dois golos marcados pela Letónia na fase de qualificação.

O Letónia-Portugal está agendado para sexta-feira, às 19:45 (21:45 horas locais), e terá arbitragem do romeno István Kovács.

Conteúdo publicado por Sportinforma