O selecionador da Letónia, Aleksandr Starkovs, assumiu hoje que Portugal é favorito no encontro de sexta-feira, de qualificação para o Mundial2018 de futebol, e rejeitou que a seleção lusa seja apenas Cristiano Ronaldo.

"Portugal é favorito. Não temos medo e vamos jogar para ganhar. Acreditamos na nossa equipa e acho que fizemos uma boa preparação. Esperamos fazer um bom resultado em nossa casa", afirmou Aleksandr Starkovs.

O técnico, de 61 anos, falava no Estádio Skonto, na antevisão do encontro da sexta jornada do Grupo B, numa conferência de imprensa que decorreu toda em letão e com uma tradução que não ajudou muito a perceber as palavras do selecionador da Letónia.

Mesmo assim, ainda foi possível entender que Starkovs não vai fazer nenhuma marcação especial a Cristiano Ronaldo e lembrou a final do Euro2016 para defender que Portugal não ‘vive à custa’ apenas ao avançado do Real Madrid.

"Portugal é campeão europeu. Além de Ronaldo, Portugal tem grandes jogadores. Prova disso é que venceu o Europeu sem Ronaldo na final. A grande força de Portugal é a equipa", disse.

Frente à seleção lusa, Aleksandrs Starkovs vai iniciar o seu terceiro ciclo na Letónia, tendo substituído Marians Pahars no cargo em abril.

O técnico é responsável pelo maior sucesso da história do futebol letão quando, em 2004, qualificou pela primeira vez a sua seleção para a fase final do Europeu, que decorreu em Portugal.

O Letónia-Portugal está agendado para sexta-feira, às 19:45 (21:45 horas locais), e terá arbitragem do romeno István Kovács.