Taça Confederações

21-06-2017 11:51

Palco do Rússia-Portugal levou quase uma década a ser construído

Saiba mais sobre a Arena Otkrytie, em Moscovo.
Arena Otkrytie
Foto: AFP

A Arena Otkrytie, palco do Rússia-Portugal

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Arena Otkrytie, palco do Rússia-Portugal, da Taça das Confederações de futebol, é a nova casa do Spartak Moscovo desde 2014, e teve um início de ‘vida’ difícil, tendo levado quase uma década a ser construído.

O recinto, que para a FIFA tem o nome de Estádio Spartak devido a questões publicitárias (Otkrytie é um dos principais bancos da Rússia), está localizado na zona de Tushino, na parte norte de Moscovo, e tem a particularidade de ter perto do relvado uma estátua em homenagem aos irmãos Starostin.

Nikolai, Aleksandr, Andrey e Pyotr fundaram o Spartak Moscovo nos anos 20 e, mais tarde, nos anos 40, estiveram mais de uma década presos por, falsamente, terem sido acusados de ter um plano para matar Josef Stalin, líder da União Soviética.

Com capacidade para 45.360 espetadores, as obras do novo recinto de Moscovo estavam agendadas para começar em 2007, mas problemas burocráticos e depois com o projeto arquitetónico levaram a um adiamento de três anos.

A 05 de setembro de 2014, a Arena Otkrytie abriu finalmente portas, após um investimento de 390 milhões de euros. Nesse dia, recebeu um jogo particular entre o Spartak Moscovo e os sérvios do Estrela Vermelha, que os russos venceram por 1-0.

Nove dias mais tarde, o estádio recebeu o seu primeiro encontro oficial, com o Spartak a bater o Torpedo Moscovo, por 3-1, em jogo do campeonato russo. O português Hugo Vieira fez o golo dos visitantes.

A Rússia atuou pela primeira vez na Arena Otkrytie a 14 de junho de 2015 e foi derrotada pela Áustria, por 1-0, numa partida da fase de apuramento para o Euro2016.

A Arena Otkrytie é na Taça das Confederações palco de três jogos da fase de grupos e vai receber a partida de atribuição do terceiro e quarto lugar da competição.

No Mundial2018, quatro jogos da primeira fase e um dos oitavos de final vão decorrer no novo recinto moscovita.

Artigo originalmente publicado a 19 de junho de 2017

Conteúdo publicado por Sportinforma