Europeu sub19

30-06-2017 08:50

Portugal procura capitalizar geração que alcançou ‘ouro’ nos sub-17

Equipa lusa vai entrar em campo na Geórgia.
Portugal ´bate mal às portas` das finais
Foto: SAPO Desporto

Portugal vai competir na Geórgia

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 vai participar pela nona vez num Campeonato da Europa, que se realiza na Geórgia, procurando capitalizar o sucesso de uma geração que conquistou o troféu no escalão de sub-17.

Na 16.ª edição do Europeu da categoria - a partir de 2002 substituiu o campeonato de sub-18 -, que arranca no domingo e termina a 15 de julho, a equipa das 'quinas' está inserida no grupo A, juntamente com os anfitriões, a República Checa e a Suécia.

O conjunto orientado por Hélio Sousa vai tentar repetir o sucesso alcançado no ano passado, nos sub-17, quando arrebatou a prova perante a sempre favorita Espanha, além de que tentará assegurar o primeiro troféu no escalão de sub-19, algo que tem escapado às cores lusas desde a primeira presença, em 2003.

Nas oito participações anteriores, Portugal chegou por duas vezes à final: em 2003, no Liechtenstein, foi derrotado pela Itália (2-0) e, mais recentemente, em 2014, na Hungria, perdeu a decisão contra a Alemanha (1-0), numa equipa que também era liderada pelo atual técnico e na qual pontificavam nomes como Rony Lopes, André Silva ou Gelson Martins.

No ano passado, a equipa de sub-19 chegou às meias-finais, mas perdeu frente à França (3-1), que viria a vencer o torneio, 'embalada' pelo prodígio Kylian Mbappé (autor de um 'is' frente aos portugueses), o mesmo acontecendo em 2013, na Lituânia, quando foi superada pela Sérvia, no desempate por grandes penalidades.

Nas restantes quatro participações, em 2006, 2007, 2010 e 2012, Portugal ficou-se pela fase de grupos.

Para chegar à fase final do Euro2017, a seleção portuguesa começou por ultrapassar o grupo 8 de qualificação, ficando atrás da líder Bulgária, depois de perder com os búlgaros (1-0), empatar com a Bielorrússia (1-1) e vencer a Dinamarca (2-1).

Assegurado o apuramento para a Ronda de Elite, a seleção nacional foi anfitriã do grupo 4, o qual iniciou com um triunfo sobre a Croácia (2-1), em Paços de Ferreira. No segundo encontro, também na 'Capital do Móvel', a equipa das 'quinas' perdeu frente à Turquia (2-1), mas acabaria mesmo por 'carimbar' o 'passaporte' para a Geórgia, ao superar a Polónia (3-1), no terceiro e último jogo.

Além da modesta Geórgia, Portugal vai encontrar no grupo A do Campeonato da Europa a República Checa, que somou três vitórias no mesmo número de jogos na Ronda de Elite, e a Suécia, que, na mesma fase de qualificação, superiorizou-se a Bélgica e Itália, deixando-as de fora da fase final.

Já no grupo B, foram sorteados três conjuntos com 'pergaminhos' na Europa, como são os casos de Alemanha, Inglaterra (eliminou a Espanha) e Holanda, juntamente com a Bulgária, que se qualificou em primeiro lugar no grupo de Portugal, antes de superar a campeã em título, a França, na Ronda de Elite.

A seleção nacional estreia-se no domingo no Euro2017, diante da Geórgia, às 17:00 (hora portuguesa), seguindo-se os embates com República Checa (17:00) e Suécia (17:00), marcados para os dias 05 e 08 de julho, respetivamente.

Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para as meias-finais da prova.

Conteúdo publicado por Sportinforma