A Fiorentina, treinada por Paulo Sousa, somou hoje o quinto jogo consecutivo sem vitórias no campeonato, depois do empate em casa com a Sampdória (1-1), na 31.ª jornada da Série A italiana de futebol.

Com este empate, a equipa de Florença está cada vez mais longe dos lugares de acesso à Liga dos Campeões e a sete pontos da Roma, terceira na Série A, podendo ainda hoje ser ultrapassada no quarto lugar pelo Inter de Milão, que recebe mais logo o Torino.

No Artemio Franchi, a Fiorentina marcou primeiro, por Ilicić, aos 24 minutos, mas a Sampdória, que viria a ficar reduzida a dez jogadores na segunda parte (expulsão de Correa, aos 71), ainda igualou por Ricardo Alvarez, aos 39.

É o sexto jogo seguido de Paulo Sousa sem vencer, cinco na Série A (uma derrota e quatro empates) e um na Liga Europa (derrota com o Tottenham), sendo necessário recuar até 21 de fevereiro para lembrar o último triunfo (fora com o Atalanta, 3-2).

Já a Roma aproveitou para reforçar o terceiro lugar e logo com uma goleada fora no dérbi romano, num triunfo de 4-1 sobre a Lazio. Um resultado que a faz distanciar-se da Fiorentina (4.ª) e aproximar-se do Nápoles (2.º).

Os napolitanos perderam fora com a Udinese (3-1), num jogo em que a ‘estrela’ foi o médio português Bruno Fernandes, com dois golos.

Neste confronto, o avançado argentino Gonzalo Higuaín marcou o ‘golo de honra’ do Nápoles e igualou o brasileiro do Benfica Jonas no topo da Bota de Ouro.

O internacional argentino passou a somar os mesmos 30 golos de Jonas, que marcou na goleada de sexta-feira ao Braga (5-1), mas o Nápoles ficou mais longe do ‘scudetto’, com uma derrota que o deixa a seis pontos da Juventus.

Bruno Fernandes foi capital para a vitória sobre o Nápoles: marcou o primeiro golo de penálti, aos 14 minutos, falhou novo penálti, aos 25, depois do empate de Higuaín e do Nápoles, e fez o 2-1 de forma espantosa, aos 45+1.

Em mau plano continuou também o AC Milan, mais longe da zona europeia, que não vence há quatro jogos e depois de perder hoje na visita ao Atalanta (2-1).

A formação de Milão está na sexta posição, a seis pontos do rival Inter (mas com menos um jogo).