FC Porto e Vitória de Guimarães disputam este domingo o primeiro troféu da época 2011/2012 numa reedição da final da Supertaça Cândido Oliveira de 1988. O antigo jogador do FC Porto, António Sousa, faz a antevisão do encontro de logo à noite e não espera surpresas como na final de 1988, disputada em dois jogos.

«O Porto está à frente em tudo porque mantém a espinha dorsal da equipa da época anterior, os automatismos estão naturalmente criados e o Vitória, atualmente, passa por muitas dificuldades por ter grande parte do plantel completamente renovado, e isso dificulta como é óbvio a análise e o trabalho que tem que ser feito pelo seu treinador, certamente que neste momento parte em desvantagem em relação ao FC Porto», começou por dizer o treinador do Trofense ao SAPO Desporto.

O Vitória Guimarães perdeu a final da Taça de Portugal na época passada por 6-2. Para Sousa, o FC Porto vai criar muitas dificuldades à equipa de Manuel Machado mas numa final de 90 minutos, diz, «tudo pode acontecer».

«A dificuldade vai naturalmente surgir ao Vitória de Guimarães, pelo facto de ser uma equipa de menor qualidade em relação ao FC Porto. De qualquer das formas, são 90 minutos e é uma final e há muitas coisas e em pormenores tudo poderá ficar decidido».
Apesar do natural favoritismo atribuído ao FC Porto, Sousa crê que a concentração dos jogadores vai ser determinante na final de Aveiro porque «quem errar menos será o vencedor».

«Penso que vai imperar essencialmente neste jogo a concentração de parte a parte e quem estiver mais concentrado e quem errar menos será o vencedor», adiantou.

Em 1988, o FC Porto estreava-se então com um novo treinador, depois de uma época em que tinha vencido praticamente tudo. Para Sousa, não há qualquer semelhança entre as duas equipas, pois considera que a mentalidade do clube se mantém, apesar da saída de André Villas-Boas.

«A antevisão para o jogo? A mesma de sempre, Porto favorito pelo carisma que naturalmente a própria equipa tem», finalizou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.