A presença do reforço entre os convocados confirma a sua inscrição atempada nos serviços da Federação Portuguesa de Futebol, tal como o técnico portista já havia referido na conferência de imprensa de antevisão do encontro, na quinta-feira.

Nota de destaque, embora não inesperada, é a ausência do uruguaio Álvaro Pereira, que continua dispensado dos trabalhos coletivos para «tratar de assuntos pessoais», conforme tem vindo a ser anunciado, desde terça-feira, na página oficial do clube, na internet.

Também se estreiam em convocatórias portistas para jogos oficiais o ganês Cristian Atsu, que na temporada anterior esteve emprestado ao Rio Ave, e o guarda-redes brasileiro Fabiano, que pertencia aos quadros do Olhanense.

Miguel Lopes e Castro, que estiveram emprestados ao Sporting de Braga e Gijon, respetivamente, também voltam aos planos portistas para a disputa do primeiro troféu da época 2012/13.O FC Porto defronta a Académica às 20:45 de sábado, no Estádio Municipal de Aveiro, em busca da 19.ª Supertaça do historial “azul e branco”, disputando a 34.ª edição do troféu.

Simultaneamente, um novo recorde pode ser fixado, em caso de vitória portista, pois será a quarta vitória consecutiva, registo que nenhum emblema português alcançou até ao momento.

Lista dos 18 convocados:

- Guarda-redes: Helton e Fabiano.
- Defesas: Maicon, Miguel Lopes, Rolando, Mangala e Otamendi.
- Médios: Lucho González, Castro, João Moutinho, Fernando e Defour.
- Avançados: Jackson Martinez, James Rodriguez, Kléber, Varela, Djalma e Atsu.