No próximo domingo, às 20h45, o bicampeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal disputam o primeiro troféu da temporada 2015/2016. E por falar em nova temporada, Benfica e Sporting tiveram dois cenários distintos na preparação para atacar o novo calendário desportivo.

Com novo treinador, da Luz para Alvalade, Jorge Jesus fechou a porta dos seus primeiros jogos e recebeu três equipas menores para testar a sua nova equipa, conseguindo triunfos em todos eles (3-0 ao Sporting B, 3-1 ao Mafra e 5-0 ao Atlético).

Contudo, o verdadeiro teste dos Leões estava fora de portas. Jesus rumou à África do Sul e fez mais dois testes: venceu nas grandes penalidades o Ajax Cape Town, após empate a dois golos nos 90 minutos, e triunfou sobre o Crystal Palace por 2-0 na final, levando para Lisboa a Taça Torneio Cidade do Cabo.

No passado sábado, o Sporting voltou a erguer outro troféu simbólico, o dos Cinco Violinos, com a vitória (2-0) sobre os italianos da AS Roma, naquele que foi também o jogo de apresentação dos verdes e brancos aos sócios. Além de uma vitória, Jorge Jesus apresentou uma equipa sólida perante um clube que terminou a época passada em segundo lugar na Serie A.

Já o saldo benfiquista não foi tão positivo, com três derrotas e dois empates. Na madrugada de domingo para segunda-feira, o Benfica fechou a pré-temporada de futebol com mais uma derrota, ao perder com o Monterrey por 3-0, em jogo da oitava edição da Eusébio Cup, disputado no México.

O bicampeão português, agora comandado por Rui Vitória, começou a série de preparação com os franceses do Paris Saint-Germain, tendo perdido por 3-2 no primeiro encontro da International Champions Cup, em Toronto.

Na mesma competição, mas em Nova Jersey, os encarnados voltaram a perder com os New York Red Bulls por 2-1 e empatado a zero com os italianos da Fiorentina, ainda em solo norte-americano. No desempate por grandes penalidades, o Benfica não conseguiu levar a melhor.

No encontro com o América acabou por triunfar nas grandes penalidades, mas faltaram golos no tempo regulamentar. Recorde-se que o clube da Luz 'perdeu' Maxi Pereira e Lima.

Os encarnados fizeram a pior pré-temporada dos últimos dez anos e é portanto uma incógnita que Benfica aparecerá no primeiro jogo oficial da temporada, marcado já para este domingo, no Estádio do Algarve.