Jorge Jesus atravessou a Segunda Circular e deu à sua carreira um rumo que poucos esperavam. Depois de seis temporadas na Luz, o técnico reencontra agora a equipa que levou à posição dominante do futebol português. No domingo, todos os olhos vão estar virados para o Algarve e Jorge Jesus será o grande protagonista.

O novo treinador do Sporting é já um 'expert' em clássicos lisboetas. Ao longo dos seis anos na Luz, Jorge Jesus subjugou o 'leão' em grande parte dos encontros entre os dois rivais. Ao todo registaram-se 15 encontros entre Jesus e a turma de Alvalade, com 10 vitórias 'encarnadas', quatro empates e apenas uma vitória do Sporting.

A primeira temporada de Jorge Jesus (2009/10) trouxe de imediato bons indícios: além do título nacional e da Taça da Liga, Jesus derrotou o Sporting em duas ocasiões. No primeiro encontro, para o campeonato, empatou a zero em Alvalade, mas na seguinte deslocação ao terreno do Sporting goleou por 4-1 (meias-finais da Taça da Liga). Em abril de 2010, novamente para o campeonato, nova vitória do Benfica de Jesus por 2-0.

Em 2010/11 não houve título no campeonato para o Benfica mas houve domínio total sobre o rival lisboeta: três jogos, três vitórias. Na Liga, triunfos por 2-0 em casa e fora, nas meias-finais da Taça da Liga, troféu que Jesus conquistaria novamente, vitória na Luz por 2-1.

Seguiu-se nova temporada sem título português, com o FC Porto a conquistar o bicampeonato, exibições mais titubeantes nos clássicos de Lisboa e a única derrota do Benfica ante o Sporting na era Jesus. Depois de um triunfo em casa por 1-0, em novembro, o Benfica foi a Alvalade em abril perder por igual margem. Ricky van Wolfswinkel, de penálti, marcou para a equipa treinada então por Sá Pinto e foi o carrasco dos 'encarnados'.

2012/13 trouxe o 'tri' para o FC Porto e novo segundo lugar para o Benfica, traído pelo golo de Kelvin no Dragão. Nos encontros com o Sporting, porém, Jorge Jesus foi bem mais feliz: vitória por 3-1 em Alvalade em dezembro e novo triunfo, agora na Luz, por 2-0.

O regresso ao título no campeonato aconteceu em 2013/14 e mais uma vez Jesus manteve o domínio sobre o rival, que alastrou à Taça. Começou com um empate a uma bola em Alvalade, mas seguiu-se uma vitória na quarta eliminatória da Taça de Portugal, por 4-3, após prolongamento. No jogo na Luz para o campeonato, vitória por 2-0, com golos de Gaitán e Enzo Pérez.

A última época de Jesus no Benfica (2014/15) pautou-se pelo equilíbrio nos duelos entre 'águias' e 'leões'. Dois jogos na Liga, dois empates a uma bola. O campeão, no entanto, voltaria a ser o Benfica de Jorge Jesus.

Agora ao serviço do seu clube do coração, Jesus vai tentar usar o conhecimento que tem da sua antiga equipa - que, a bem dizer, foi ele próprio quem moldou - juntando a isso a motivação que o domínio em 'clássicos' lhe dá. Se o encontro no Algarve lhe correr bem, dará ao Sporting a oitava Supertaça da sua história, sete anos depois da última.

Veja a galeria e recorde alguns momentos de Jorge Jesus em clássicos de Lisboa.