O Benfica procura no domingo o primeiro troféu da fase pós-Jorge Jesus, que tem tido um início difícil, na Supertaça portuguesa de futebol, frente ao Sporting, agora liderado pelo treinador que esteve seis anos à frente das ‘águias’.

As ‘ondas’ causadas pela saída de Jesus, o mais titulado treinador na história do Benfica e que tinha conseguido o bicampeonato, aumentaram com a passagem de Maxi Pereira, um dos símbolos dos últimos anos do Benfica, para o ‘rival’ FC Porto.

Além destes dois nomes, também o avançado Lima, um dos melhores goleadores das últimas épocas, deixou o clube, rumo aos Emirados Árabes Unidos, com Salvio a ser baixa nos primeiros meses da temporada por lesão.

Apesar destas saídas de peso, o Benfica manteve a restante estrutura do plantel, reforçando-se com os marroquinos Taarabt e Carcela, os brasileiros Ederson e Marçal – jogadores que, contudo, não fazem esquecer os que saíram –, contando ainda com os regressos de Djuricic e Nelson Oliveira, além da subida de alguns jogadores da equipa B.

Agora comandado por Rui Vitória, que tinha feito um excelente trabalho do Vitória de Guimarães, o Benfica teve uma pré-temporada para esquecer, sem qualquer triunfo e com três derrotas em cinco jogos.

Num estágio de pouco mais de duas semanas nos Estados Unidos e no México, os ‘encarnados’ fizeram cinco encontros de preparação, quatro deles pertencentes à International Champions Cup, somando derrotas com Paris Saint-Germain (3-2) e New York Reb Bulls (2-1) e empates com Fiorentina e América.

O pior da pré-temporada ‘encarnada’ ficou guardado para o fim, na Eusébio Cup, pela primeira vez disputado fora do país, num encontro que serviu também para inauguração do novo estádio do Monterrey.

A uma semana de disputar o primeiro troféu da temporada, as ‘águias’ foram goleadas, por 3-0, pelo conjunto mexicano, num encontro disputado num fuso de seis horas de diferença para Portugal.

Nas últimas temporadas, o Benfica conquistou seis dos sete troféus internos que disputou – dois campeonatos, uma Taça da Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça -, tendo apenas falhado a vitória na última Taça de Portugal, conquistada pelo Sporting.

Numa competição que tem sido dominada pelo FC Porto, com 20 títulos, o Benfica procura a sua sexta Supertaça, o que o deixaria a um troféu dos ‘leões’, podendo pela primeira vez erguer o cetro em dois anos consecutivos.

O jogo entre o Benfica, campeão nacional, e o Sporting, detentor da Taça, está agendado para as 20:45 de domingo, no Estádio Algarve, com arbitragem de Jorge Sousa (Porto).