O Benfica tem mais 25 vitórias e 48 golos marcados do que o Sporting no histórico do ‘dérbi dos dérbis’, que tem o 295.º capítulo marcado para domingo, no Estádio do Algarve, palco da 37.ª edição da Supertaça.

No total dos embates, a contar para I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa, as ‘aguias’ somam 129 triunfos e 501 golos, contra 104 vitórias e 453 tentos dos ‘leões’.

Num duelo que regista 61 igualdades, duas a um golo nos dois confrontos da época passada, o clube de Alvalade chegou ao final da década de 50 na frente, mas, depois disso, os da Luz, que haviam dominado até 1919/20, passaram para a frente.

Com exceção da primeira década do século XXI, que registou uma igualdade total (oito triunfos para cada lado e outros tantos empates), o Benfica mandou em todos as restantes e exerce grande superioridade desde 2010/11.

Nos derradeiros 12 encontros, o Benfica - sob o comando de Jorge Jesus, que neste defeso rumou ao Sporting - venceu oito e só consentiu uma derrota, na 26.ª ronda da I Liga 2011/12, em Alvalade, onde os anfitriões venceram por 1-0, graças a um penálti de Ricky van Wolfswinkel, aos 18 minutos.

A principal prova do calendário luso é a que marca a superioridade dos ‘encarnados’, que venceram 75 embates para a I Liga e só sofreram 46 desaires, muito por culpa do equilíbrio de Alvalade (mais dois triunfos dos ‘leões’).

O Benfica ainda lidera, tangencialmente, no Campeonato de Portugal (três vitórias, contra duas) e na Taça da Liga (duas, contra nenhuma) e o Sporting tem vantagens ligeiras nos embates para a Taça de Portugal (17 triunfos contra 15), Regional de Lisboa (36-34) e Supertaça (2-1).

Na Supertaça, o Benfica bateu o Sporting na edição 1979/80, com um empate a dois em Alvalade e um triunfo caseiro por 2-1, e os ‘leões’ responderam em 1986/87, alcançando o troféu com duas vitórias: 3-0 fora e 1-0 em casa.

Em relação aos jogos em campo neutro, a vantagem é do conjunto ‘verde e branco’, com mais um triunfo (oito contra sete) e sete golos marcados (35 contra 28).

O Sporting venceu os dois jogos inaugurais, o primeiro a 01 de dezembro de 1907, por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, se as crónicas da altura, os seus jogadores fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.

Apesar desse desaire, os ‘encarnados’ ganharam (4-2) o conjunto dos poucos jogos (seis) realizados na primeira década do século XX, assumindo uma superioridade ainda maior na segunda, com 13 triunfos, contra apenas cinco dos “leões”.

As ‘águias’ chegaram a ter mais 10 vitórias, só que o Sporting respondeu: foi melhor nas quatro décadas seguintes e no final da temporada 1949/50 já tinha dado a volta ao histórico (68 triunfos, contra 66).

O melhor período do Sporting foi a década de 40, com 50 por cento de vitórias (20, em 40 jogos) e 100 golos marcados, em pleno reinado dos ‘cinco violinos’ (Peyroteo, Vasques, Albano, Travaços e Jesus Correia).

Depois, o clube da Luz passou a dominar por completo e reinou nas quatro décadas seguintes, sobretudo na de 70, ainda como o ‘pantera negra’ Eusébio da Silva Ferreira a ditar leis: 15 triunfos em 27 jogos (55,6 por cento).

O Sporting conseguiu equilibrar na primeira década do século XXI (oito triunfos para cada lado e outros tantos empates), mas, na segunda, a liderança do Benfica é, para já, muito clara, com um expressivo 8-1 em vitórias (21-9 em golos).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.