A Supertaça disputa-se apenas no domingo mas já ferve há muito. Com os dois 'grandes' da capital frente-a-frente no Algarve, os adeptos contam os dias para o primeiro jogo oficial da temporada, que neste caso vale de imediato um título.

O troféu de arranque da época futebolística em Portugal tem, olhando a história, um clube dominante: o FC Porto. Os 'dragões' contabilizam já 20 Supertaças, bem longe das cinco do Benfica e das sete do Sporting.

No entanto, e apesar de ser o clube com menos Supertaças entre os três 'grandes', é o Benfica quem chega ao duelo deste domingo como detentor do título. Em 2014, os 'encarnados' bateram-se com o Rio Ave e levaram o troféu nas grandes penalidades.

A conquista anterior datava de 2005: magra vitória por 1-0 diante do Vitória de Setúbal. Continuando a recuar no tempo, até aos tempos em que o jogo era a duas mãos, houve Supertaças para o Benfica em 1989 - agregado de 4-0 frente ao Belenenses -, 1985 - agregado de 1-0 diante do FC Porto - e 1980 - agregado de 4-3 ante o Sporting, por sinal a única vitória dos 'encarnados' sobre os 'leões' em Supertaças.

Em Alvalade já moram mais duas Supertaças do que na Luz, mas já lá vão sete anos desde a última conquista. O grande 'sacrificado' tem sido o FC Porto, que já perdeu por 3 vezes o troféu frente aos 'leões'. A última foi em 2008, com uma vitória por 2-0 'verde-e-branca', com o FC Porto a ser também o derrotado na Supertaça de 2007, conquistada pelos 'leões' com uma vitória por 1-0.

Ainda desde que a Supertaça passou a ser a uma 'mão', houve uma vitória do Sporting em 2002 - goleada por 5-1 frente ao Leixões. Em 2000 e 1995, em ambas as vezes frente ao FC Porto e ainda com as regras antigas, os 'leões' precisaram de ir a 'finalíssimas' para por fim vencer. Antes disso houve triunfos em 1987 - agregado de 4-0 diante do Benfica - e 1982 - agregado de 7-3 ante o Sporting de Braga.

Caso o Benfica triunfe no Algarve, ficará então a apenas uma Supertaça do Sporting, que se manterá de qualquer forma como a segunda equipa com mais sucesso na competição. Em caso de triunfo leonino haverá segundo lugar reforçado em termos de palmarés.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.