A final da Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, entre Benfica e Sporting, vai proporcionar o 14.º embate entre os treinadores Rui Vitória e Jorge Jesus, com registo claramente favorável ao agora timoneiro dos ‘leões’.

Cerca de dois meses após ter sido anunciado como novo treinador do Sporting, Jesus prepara-se para se estrear oficialmente no banco ‘leonino’, no Estádio Algarve, precisamente diante do emblema que representou nas últimas seis épocas e que agora é orientado por Vitória.

Rui Vitória, de 45 anos, e Jorge Jesus, de 61, defrontaram-se em 13 ocasiões, que se saldaram em 10 triunfos para o novo técnico ‘verde e branco’, dois para o homólogo ‘encarnado’ e um empate.

O último embate entre ambos, disputado em maio deste ano, na penúltima jornada do campeonato transato, terminou com a única igualdade deste registo (0-0), num jogo que opôs o Vitória de Guimarães ao Benfica e no qual as ‘águias’ confirmaram a conquista do bicampeonato.

Contudo, o histórico entre os dois técnicos iniciou-se em 2010/11, com três triunfos do Benfica, de Jesus, sobre o Paços de Ferreira, de Rui Vitória: além de duas vitórias no campeonato (2-0 e 5-1), o conjunto da Luz conquistou a Taça da Liga, frente aos pacenses (2-1).

A época seguinte viria a proporcionar mais três partidas, duas no campeonato e uma na Taça da Liga, já com Rui Vitória ao comando do Vitória de Guimarães.

Depois de perder o encontro da primeira volta do campeonato (2-1) e o jogo da fase de grupos da Taça da Liga (4-1), o então técnico vitoriano acabaria por conquistar o primeiro triunfo sobre Jorge Jesus, graças ao golo solitário de Toscano (1-0).

De resto, o mesmo acabaria por suceder em 2012/13, já que, depois de Jorge Jesus guiar o Benfica a duas vitórias na I Liga (3-0 e 4-0), Rui Vitória ‘roubou-lhe’ a Taça de Portugal, numa final que os minhotos venceram por 2-1, dando sequência a um final de época penoso para as ‘cores encarnadas’.

Na véspera dessa decisão, ambos foram desafiados a analisar o técnico adversário, sendo que Jesus destacou "o percurso de afirmação e valorização" de Rui Vitória, que, por seu lado, caraterizou o então timoneiro do Benfica como "um treinador de referência, que tem deixado sempre uma marca nos clubes por que tem passado".

Ainda assim, nas duas últimas épocas, Jorge Jesus repôs a ‘normalidade’ no historial. Em 2013/14, venceu os dois duelos do campeonato, enquanto em 2014/15 triunfou no jogo da primeira volta (3-0) e cedeu o já referido nulo na partida da 33.ª jornada.

O 14.º confronto entre Rui Vitória e Jorge Jesus está marcado para estee domingo, às 20h45, no Estádio Algarve, com a Supertaça Cândido de Oliveira como ‘pano de fundo’.