O Benfica tem dominado por completo o Sporting na segunda década do século XXI, à luz dos resultados, que exibem oito triunfos das ‘águias’ e só uma ‘arranhadela’ dos ‘leões’, já há mais de três anos.

Nos derradeiros 12 jogos, desde a temporada 2010/11, os ‘encarnados’ apenas perderam a 08 de abril de 2012, em Alvalade, e por 1-0, por culpa de uma grande penalidade concretizada pelo holandês Ricky van Wolfswinkel.

Os embates foram para campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, com sete a realizarem-se na Luz e cinco em Alvalade – o próximo, no Estádio Algarve, para a Supertaça, será o primeiro em campo neutro e terá o treinador Jorge Jesus no banco contrário, agora o do Sporting.

Apesar do claro domínio exercido nos últimos cinco anos, o Benfica não venceu nenhum dos jogos realizados na época transata: duas igualdades a um golo, ambas para o campeonato.

A 31 de agosto de 2014, na Luz, as ‘águias’ marcaram primeiro, aos 12 minutos, pelo argentino Gaitán, com os ‘leões’ a empatarem logo a seguir, aos 20, num tento do argelino Slimani, ‘oferecido’ pelo brasileiro Artur.

Na segunda volta, a 08 de fevereiro de 2015, foi o Sporting a adiantar-se, já aos 87 minutos, pelo brasileiro Jefferson, mas, quando tudo parecia definido, o também ‘canarinho’ Jardel restabeleceu a igualdade, na última jogada, aos 90+4.

O outro empate da década também aconteceu em Alvalade, na terceira ronda da I Liga 2013/14: o colombiano Montero adiantou os locais, aos 11 minutos, e o sérvio Markovic, agora no Liverpool, empatou aos 65, após grande jogada individual.

Os restantes oito encontros só ‘deram’ Benfica, que venceu os três realizados em 2010/11, os dois primeiros por 2-0, para o campeonato: Cardozo ‘bisou’ na Luz e os argentinos Salvio e Gaitán faturaram em Alvalade.

As duas equipas ainda se encontraram uma terceira vez, com os ‘encarnados’ a vencerem em casa por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga, graças a um golo do espanhol Javi Garcia já nos descontos, aos 90+1 minutos.

Na época 2011/12, o Benfica somou o quarto triunfo consecutivo (1-0) e de novo com um golo do agora jogador dos russos do Zenit, desta vez na primeira parte, aos 42 minutos.

Depois do único triunfo ‘leonino’, o ‘onze’ de Jorge Jesus voltou a fazer o pleno em 2012/13, e com dois triunfos por dois golos de diferença.

Em Alvalade, Van Wolfswinkel voltou a marcar e a dar vantagem aos anfitriões, na primeira parte (30 minutos), mas, na segundo, um autogolo de Rojo e mais um ‘bis’ de Cardozo permitiram aos forasteiros vencer por 3-1.

Quase quatro meses depois, na Luz, o Benfica voltou a impor-se, agora por 2-0, com tentos de Salvio, aos 36 minutos, e do brasileiro Lima, aos 75, este último depois de uma espetacular jogada das ‘águias’.

Em 2013/14, e depois do empate em Alvalade, o Benfica eliminou o Sporting da Taça na Luz (4-3), num emocionante embate decidido pelo ‘capitão’ Luisão, no prolongamento, aos 97 minutos, com o ‘patrocínio’ de um ‘frango’ de Rui Patrício.

Antes, a formação da casa esteve a vencer por 1-0 e 3-1, graças a um ‘hat-trick’ de Cardozo, mas o Sporting conseguiu chegar à igualdade, com o argelino Slimani a forçar o tempo extra, já depois da hora (90+2 minutos).

Na segunda volta do campeonato, o Benfica venceu por 2-0, com mais dois golos argentinos, o primeiro de Gaitán e o segundo de Enzo Perez, que partiu para o Valência.

Em termos individuais, destaque ‘imenso’ para o paraguaio Oscar Cardozo, entretanto transferido para o Trabzonspor, que marcou oito golos aos ‘leões’ desde 2010/11, apenas menos um do que o Sporting marcou ao Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.