Os treinadores Rui Vitória e José Peseiro vão defrontar-se pela sexta vez, na Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, entre Benfica e Sporting de Braga, sendo que o técnico bracarense tem vantagem nos confrontos com o homólogo benfiquista.
Nas cinco partidas que opuseram os dois técnicos ribatejanos, Peseiro - que inicia agora a segunda passagem pelos minhotos - venceu três, enquanto Vitória venceu uma, registando-se ainda um empate.
De resto, na época passada, o atual treinador dos bracarenses reforçou a vantagem neste duelo particular, ao conduzir o FC Porto a um triunfo no Estádio da Luz, na 22.ª jornada do campeonato.
Em fevereiro deste ano, os ‘dragões' venceram por 2-1 no reduto dos ‘encarnados', graças aos tentos de Herrera e Aboubakar, que anularam o golo inaugural de Mitroglou, e permitiram que o Sporting se isolasse no comando do campeonato, até então liderado em igualdade pontual pelos dois rivais lisboetas.
Já os restantes quatro jogos foram todos disputados no decorrer da temporada 2012/13, quando Rui Vitória orientava o Vitória de Guimarães e José Peseiro o Sporting de Braga.
O técnico dos ‘arsenalistas' venceu os dois encontros do campeonato, enquanto o treinador das ‘águias' superiorizou-se no embate da Taça de Portugal, depois da igualdade na Taça da Liga.
Nessa época, os bracarenses começaram por vencer no reduto dos vitorianos, por 2-0, na quinta jornada da I Liga, graças aos tentos dos internacionais portugueses Éder e Hugo Viana.
Cerca de três meses depois, em dezembro de 2012, os rivais minhotos voltariam a cruzar-se, dessa feita na fase de grupos da Taça da Liga - que viria a ser conquistada pelos ‘arsenalistas' -, num jogo que terminou com um nulo (0-0).
O dérbi seguinte teria como ‘pano de fundo' os quartos de final da Taça de Portugal, mais uma vez em Guimarães, onde Rui Vitória viria a conquistar o primeiro e único triunfo sobre José Peseiro (2-1), após prolongamento, dando mais um passo rumo à final do Jamor, que acabaria por vencer, diante do Benfica.
O último confronto aconteceu em fevereiro de 2013, na segunda volta do campeonato. Em Braga, José Peseiro voltou a bater Rui Vitória (3-2), num encontro em que os bracarenses estiveram a ganhar por 3-0, com golos de Éder (dois) e Paulo Vinícius, mas viram Paulo Oliveira e Soudani reduzirem a margem do triunfo.
Benfica e Sporting de Braga disputam a Supertaça Cândido de Oliveira, no domingo, a partir das 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro, num encontro que será dirigido pelo árbitro João Capela, da Associação de Futebol de Lisboa.
- Os cinco embates entre Rui Vitória e José Peseiro:
Data Prova Jogo (resultado)
--------------------------------------------------------------------
28/09/12 LP 12/13 Vitória de Guimarães - Sporting de Braga (0-2)
19/12/12 TL 12/13 Vitória de Guimarães - Sporting de Braga (0-0)
16/01/13 TP 12/13 Vitória de Guimarães - Sporting de Braga (2-1)
23/02/13 LP 12/13 Sporting de Braga - Vitória de Guimarães (3-2)
12/02/16 LP 15/16 Benfica - FC Porto (1-2)