Benfica e Sporting de Braga vão discutir pela primeira vez a conquista de um troféu, a Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, depois de nunca se terem defrontado numa final de uma competição nacional ou internacional.
Apesar dos 136 duelos oficiais que compõem o histórico desde 1927, ‘águias' e ‘arsenalistas' nunca se cruzaram em qualquer decisão de uma prova, razão pela qual o encontro de domingo, em Aveiro, será lembrado como o primeiro embate entre ambos numa final.
Contudo, Benfica e Sporting de Braga já se defrontaram em meias-finais em sete ocasiões: quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Liga Europa, a última provavelmente a de maior relevo, tendo em conta que estava em causa a presença numa decisão europeia.
Na época 2010/11, lisboetas e bracarenses disputaram uma das vagas da final de Dublin, sendo que os ‘encarnados', então orientados por Jorge Jesus, adiantaram-se na eliminatória, ao vencerem na primeira ‘mão', por 2-1, na Luz, com golos de Jardel e Cardozo, tendo Vandinho apontado o tento dos visitantes.
Na semana seguinte, os bracarenses, comandados por Domingos Paciência, operaram a reviravolta na meia-final, bastando-lhes para isso um golo de Custódio (1-0), que, assim, colocou os minhotos na decisão, na qual foram derrotados pelo FC Porto.
Na Taça da Liga, os dois clubes encontraram-se por duas vezes em meias-finais, a mais recente na época passada, quando as ‘águias' bateram os ‘arsenalistas' por 2-1: Rafa adiantou os bracarenses, mas Jonas e Raúl Jiménez garantiram o triunfo benfiquista e o apuramento para a final.
Já em 2013, o duelo da meia-final da mesma prova ‘sorriu' ao Sporting de Braga - que viria a arrecadar o troféu -, mas apenas no desempate por grandes penalidades, depois de se ter registado um nulo (0-0) no tempo regulamentar.
Benfica e Sporting de Braga têm igualmente quatro meias-finais disputadas na Taça de Portugal, a primeira das quais em 1964/65, disputada em duas mãos e que terminou com uma dupla vitória dos ‘encarnados' (4-1 em Braga e 9-0 na Luz).
Mais tarde, em 1981/82, os minhotos apuraram-se para a final da prova às ‘custas' do Benfica, vencendo por 2-1, na ‘Cidade dos Arcebispos’, com um ‘bis' de Armando Fontes, enquanto, em 1988/89, foram os lisboetas que se qualificaram para o Jamor, depois de ultrapassarem os bracarenses nas ‘meias', por 3-1.
A última meia-final da Taça de Portugal que opôs os dois emblemas teve lugar na época 1997/98. No Estádio 1.º de Maio, em Braga, o romeno Nica Panduru inaugurou o marcador para os ‘encarnados', treinados pelo escocês Graeme Souness, só que um ‘bis' de Karoglan colocou os ‘arsenalistas' na decisão da prova.
O campeão nacional, Benfica, e o detentor da Taça de Portugal, Sporting de Braga, disputam no domingo, a partir das 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro, num encontro que será dirigido pelo árbitro João Capela, da Associação de Futebol de Lisboa.