O Real Madrid empatou a uma bola com o Atlético Madrid, em jogo da primeira-mão da Supertaça Espanhola. James Rodriguez estrou-se da melhor forma no Bernabéu ao marcar o golo dos merengues. Empatou Raúl Garcia. Tudo adiado para o Vicente Caldéron.

Cristiano Ronaldo entrou no Santiago Bernabéu com o rótulo de principal ameaça à baliza do Atlético Madrid. O internacional português apontou três golos nas últimas duas partidas do Real, tendo sido o herói na Supertaça Europeia diante do Sevilha.

Por outro lado o Atlético de Simeone vinha de um registo defensivo de meter respeito: apenas um golo sofrido nos jogos da pré-época, o que atesta a segurança da defesa colchonera.

Esta primeira-mão da Supertaça de Espanha não teve o brilho dos anteriores confrontos entre Atlético e Real. Apesar da perda de alguns jogadores, o Atlético segue igual a si próprio: muita segurança defensiva, muita luta pela posse de bola e saídas rápidas para o contra-ataque.

A hora do encontro (23h em Espanha) parece ter influenciado o desempenho dos jogadores. É verdade que a Liga Espanhola ainda não começou, que este foi o primeiro jogo oficial do Atlético e o segundo do Real e que havia muito calor a hora do encontro, mas todas estas condicionantes podem não chegar para justificar a fraca intensidade do encontro.

Cristiano Ronaldo foi substituído ao intervalo, devido a uma lesão na perna esquerda. Durante os primeiros 45 minutos não se deu pela presença do jogador português em campo. Bale também andou "desaparecido" e apenas Benzema mostrou alguns pormenores no ataque merengue. Demasiado pouco para uma equipa que jogava em casa.

Por isso Carlo Ancelotti lançou James Rodriguez para o lugar de CR7 (lesionado na perna esquerda) ao intervalo, tentando abanar com o jogo ofensivo da equipa. Mais tarde entrou Di Maria, de quem se diz estar de saída do Real. Com tanta falta de imaginação nos merengues, ter Di Maria no banco durante 77 minutos não é atitude de quem quer ganhar.

Simeone tentou surpreender Ancelotti com a colocação de Saúl Ñiguez nas costas de Mandzukic. No segundo tempo tentou com Griezmann, a sair dos corredores e a entrar pelo meio mas sem efeito. Pelo meio as escaramuças do costume. Mandzukic envolveu-se com Sergio Ramos (devia ter sido expulso por ter dado um “soco” no croata) mais do que uma ocasião, houve alguns "amontoados" de jogadores em lances mais ríspidos mas nada de anormal.

Mesmo assim era o Real Madrid quem ameaça mais o golo. Bale disparou uma "bomba" na marcação de livre aos 68 minutos (à segunda, porque os jogadores adiantaram-se a linha feita pelo spray, a novidade em Espanha esta época) que Moyá defendeu com os punhos.

Aos 81 minutos surge o golo do Real. No meio de muita confusão na área, a bola acabou nos pés de James Rodriguez que atirou de pé direito. A bola ainda embateu num defensor antes de entrar na baliza colchonera. Uma estreia feliz no Bernabéu do homem que custou 80 milhões de euros.

O Atlético tentou o empate e depois de ameaçar num remate de Raul Jiménez (jogador que era pretendido pelo FC Porto) e num cabeceamento de Miranda, chegou ao empate aos 88 minutos por Raúl Garcia, num desvio ao segundo poste após canto.

Antes do final o Real Madrid reclamou penálti num remate de Carvajal na área, desviado por um defensor com as mãos. A Supertaça terá de ser decidida no Vicente Caldéron, onde o Atlético vai com a vantagem do golo marcado fora.