O FC Porto e o Académico de Viseu disputam, esta quarta-feira, a segunda vaga na final da 16.ª edição da Taça da Liga. O encontro tem início às 19h45 em Leiria.
O 3.º classificado da I Liga, com 39 pontos em 17 jogos irá medir forças frente ao 5.º classificado da segunda liga, com 28 pontos.
Os azuis e brancos procuram o primeiro troféu na competição. Os dragões são mesmo os recordistas de finais perdidas, com quatro (2009/10, 2012/13, 2018/19 e 2019/20).
Estreante nesta fase da prova, a equipa vizelense procura a presença inédita na final da competição. Uma eventual vitória no jogo e na competição para os portistas será um fator motivacional para o que resta da temporada, onde estão vários objetivos muito importantes em jogo, como é o caso do Campeonato e da Liga dos Campeões. Falta este troféu no museu do FC Porto, e este é naturalmente uma motivação extra para o conjunto azul e branco.
Momento das duas equipas
Para chegar à final Four da Taça da Liga, o Académico somou dois empates e quatro vitórias. Começou por empatar com o Torreense e Famalicão na fase de grupos. Seguiram-se os triunfos frente ao Estoril (3-2) e Tondela (4-1). Nos quartos de final da competição, o conjunto orientado por Jorge Costa venceu o Boavista por 2-1. No que diz respeito ao momento de forma, nos últimos oito jogos, a equipa da segunda liga somou seis vitórias e dois empates nas últimas duas jornadas da segunda liga, frente ao Nacional (1-1) e Feirense (1-1).
O FC Porto vem de três vitórias consecutivas, frente ao V. Guimarães (0-1), Famalicão (4-1) e Arouca. Para chegar a esta fase da Taça da Liga os azuis e brancos empataram com o Mafra(2-2) e somaram três triunfos frente ao Chaves (2-0), Vizela (4-0) e Gil Vicente (2-0).
Duelo entre as duas equipas
FC Porto e Académico de Viseu mediram forças em 13 ocasiões. Os dragões venceram por 11 vezes, e registaram-se apenas dois empates entre os dois emblemas. Os dragões marcaram 39 golos, contra apenas cinco golos sofridos.
No último confronto entre os dois emblemas, o FC Porto eliminou o Académico nas meias finais da Taça de Portugal, na temporada de 19/20, depois de uma vitória clara por 3-0.
O que dizem os dois treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É uma equipa que está há muito tempo sem conhecer a derrota, algo que é, sem dúvida, sinónimo de qualidade das suas individualidades e dinâmica coletiva. O Académico de Viseu está a passar por um momento bom e temos de ter cuidado e respeito em jogos a eliminar. É desse modo que vamos, assumindo a responsabilidade de sermos o FC Porto e termos tudo a perder e nada a ganhar"
Jorge Costa, treinador do Académico de Viseu: "Não me importo muito se é 1.ª ou 2.ª Liga, gosto de trabalhar onde sei que as pessoas me querem. Neste momento, sou um treinador feliz e isso é que me move. Tudo o resto não me faz muita mossa. É a primeira vez que disputo uma final four e é uma oportunidade para mim, como treinador, de fazer as coisas bem feitas. Sou portista, nunca o escondi, mas quero muito ganhar o jogo amanhã e nem admito que pensem outra coisa."
A final-four da Taça da Liga também se joga aqui no SAPO Desporto! Acompanhe a meia-final entre FC Porto e Académico de Viseu, AO MINUTO!
Comentários