Com os dois cabeças-de-cartaz em modo de espera para o “show” da noite, Estoril e Belenenses abriram o último dia da Taça de Honra com um espetáculo desafinado, que só nos minutos finais conseguiu mostrar alguns momentos de inspiração.

Do lado do Estoril, José Couceiro apostou em Tozé para o onze inicial e o médio emprestado pelo FC Porto correspondeu com uma boa assistência para golo. Na equipa da casa, Lito Vidigal lançou Fábio Nunes de início, mas o extremo ex-Latina ainda não conseguiu dar cartas.

Os estorilistas entraram ligeiramente melhor na partida, com boa ocupação dos espaços, e chegaram ao golo logo aos 7 minutos. A assistência é de Tozé, que encontra Kuca da melhor forma, aproveitando uma interceção falhada de João Afonso. O avançado ex-Chaves desvia de pé direito e abre o marcador para a equipa da Linha.

Daí até ao intervalo, foi sempre a descer. Com muito pouco em jogo, as equipas não iam além da reposição dos índices físicos e só aos 29 minutos houve perigo. Desta vez, foi a equipa do Restelo que ficou perto do golo, com Tiago Caeiro a falhar de forma clamorosa após bom passe a rasgar de Adílson. O avançado português aparece isolado e atira às malhas laterais, quando os adeptos da equipa da casa já festejavam o empate.

O ritmo manteve-se baixo no segundo tempo e só aos 59 minutos houve o primeiro indício de perigo. O guarda-redes estorilista Kieszek desentende-se com a defesa, que abre caminho para Fábio Sturgeon. O médio dos azuis consegue tirar o polaco do caminho mas, em desequilíbrio, perde uma boa oportunidade para igualar.

Com Marco Silva e os seus pupilos leoninos a acompanhar atentamente junto à baliza de Kieszek, o Belenenses conseguiu igualar perto do final do tempo regulamentar, através de Deyverson. Depois de alguma confusão, a bola sobra na área para o avançado brasileiro, que bate o guardião “canarinho” com um cabeceamento eficaz.

Ambas as equipas preferiam resolver o jogo ainda no tempo regulamentar e foram os estorilistas que conseguiram evitar atrasar o grande dérbi da noite. Numa recarga, Bruno Lopes atira de primeira e bate Matt Jones, que não podia fazer mais.

Com o 2-1, os “canarinhos” garantiram o terceiro lugar do torneio de pré-temporada, com a equipa da casa a terminar na quarta posição. Benfica e Sporting disputam a final da Taça de Honra a partir das 20h30, no mesmo Estádio do Restelo.