O governo brasileiro informou terça-feira que enviará tropas da Força Nacional de Segurança para cinco das cidades que acolhem a Taça das Confederações para reforçar a ordem pública, numa altura em que os protestos continuam a abalar o país.

O Ministério da Justiça informou em comunicado que os reforços policiais serão enviados para os estados que os solicitem e que o tempo de permanência das tropas dependerá da decisão de cada governo regional, noticia a agência EFE.

Segundo o comunicado, os reforços foram pedidos pelos governos regionais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará e distrito federal de Brasília.

As capitais destes estados (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Brasília) são cinco das seis sedes da Taça das Confederações. O Recife foi a única das capitais que acolhe o torneio que não solicitou reforço policial.

O Ministério de Justiça informou que o envio de reforços estava previsto antes de o início dos protestos, mas não esclareceu a razão por que as tropas serão enviadas quatro dias depois do início do torneio.

Os protestos começaram na semana passada em São Paulo, exclusivamente contra a subida das tarifas dos transportes públicos, mas estenderam-se a outras cidades, revelando um descontentamento social em todo o Brasil.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.