A Espanha venceu esta noite a Nigéria, por 3-0, no jogo da terceira e última jornada do grupo B da Taça das Confederações. Os campeões da Europa e do Mundo seguem assim tranquilamente para as meias-finais, onde irão defrontar a Itália, numa reedição da final do Euro2012.

A seleção espanhola não precisou de acelerar muito o ritmo ou de grandes doses de concentração para superar uma abnegada Nigéria, cujas deficiências na finalização penalizaram-na em demasia.

O triunfo espanhol começou a escrever-se logo aos três minutos por Jordi Alba, com o lateral esquerdo a assinar uma boa jogada individual e a marcar com classe.

Da mesma maneira que iniciou a história, foi também o lateral do Barcelona a colocar um ponto final aos 88 minutos, com o seu segundo golo a elevar os números para 3-0. Pelo meio marcou também Fernando Torres, aos 61', logo depois de ter saltado do banco de suplentes.

O desnível no marcador acaba por não refletir a boa exibição da Nigéria. Sem se resignar à evidente superioridade espanhola, a seleção africana empenhou-se em criar problemas a Valdés e esteve por inúmeras vezes perto do golo. Porém, a máxima "Quem não marca, sofre" voltou a fazer prova da sua validade e a equipa de Stephen Keshi falhou demasiado na concretização.

Espanha segue assim para as meias-finais da Taça das Confederações, tal como o Uruguai, que goleou o Taiti por 8-0 no outro jogo do grupo B.