Futebol

31-05-2017 13:17

Sabe o que é a Taça das Confederações? Nós explicamos

A Taça das confederações 2017 vai ter inicio no dia 17 de junho e termina a 02 de julho, na Rússia. Portugal participa pela primeira vez.
A Taça das Confederações em exibição
Foto: AFP

A Taça das Confederações em exibição

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A Taça das Confederações, que vai ter inicio no dia 17 de junho, na Rússia, é uma prova organizada a cada quatro anos pela FIFA disputada por países, sendo eles os seis campeões continentais, mais o campeão mundial e o anfitrião do próximo campeonato mundial. As oito seleções nacionais são divididas inicialmente em dois grupos.

O torneio é disputado desde 1992 e as três primeiras edições foram disputadas na Arábia Saudita, sendo que as duas primeiras tinham o nome de Taça Rei Fahd. A partir de 2001, na Coreia do Sul e Japão, a Taça das Confederações passou a ser organizado nos países que iriam receber o próximo campeonato mundial de futebol, servindo para testar a preparação do país-anfitrião e proporcionar minutos de jogo à própria seleção que não entra nas contas da qualificação.

Além de Portugal, Rússia e Chile participam pela primeira vez numa Taça das Confederações. São Petersburgo, Moscovo, Kazan e Sochi são as cidades que irão acolher as partidas na Rússia.

Portugal (Europa) arranca ao lado de México (América do Norte, Central e Caraíbas), Rússia (anfitrião) e Nova Zelândia (Oceânia), enquanto a Alemanha (campeão mundial) integra o grupo da Austrália (Ásia), do Chile (América do Sul) e dos Camarões (África).

Quanto ao sorteio dos dois grupos, a Rússia foi automaticamente colocada na primeira posição do grupo A. Uma vez que havia três seleções europeias, um dos agrupamentos ficou com duas da mesma confederação (Rússia e Portugal), sendo a primeira vez que isto acontece na Taça das Confederações.

O primeiro jogo da equipa portuguesa está marcado para dia 18 de junho (Cazã), às 16h00, frente ao México (Moscovo), seguindo-se a partida com a Rússia a 21, terminando com a Nova Zelândia a 24 (São Petersburgo).

Os dois melhores de cada grupo avançam para as meias-finais, com o primeiro classificado do Grupo a defrontar o segundo do Grupo B e vice-versa.

A Taça das confederações 2017 termina a 02 de julho, em Moscovo.

Conteúdo publicado por Sportinforma